sábado, 28 de janeiro de 2012

Guerra das sacolinhas

A cidade de São Paulo está vivendo uma verdadeira guerra de informação sobre a sustentabilidade das sacolinhas de plástico utilizadas nos supermercados. De um lado os produtores, representados pelo Instituto Nacional do Plástico e outras entidades do setor e do outro, as associações varejistas e o próprio governo, incluindo a prefeitura de SP e o Ministério do Meio Ambiente.

Tudo começou após o prefeito Gilberto Kassab ter sancionado em maio a Lei Municipal 15.374/11, que proíbe a distribuição gratuita do produto pelos varejistas. A lei deveria começar a valer agora no dia 01 de janeiro, mas uma ação do Sindicado da Indústria de Material Plástico conseguiu liminar que suspende os efeitos da lei. A ação foi julgada no dia 24 de novembro pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, pelo desembargador Luiz Pantaleão.
Junto às medidas judiciais, a indústria lançou uma campanha nos jornais e rádios em que sustenta a mensagem de que as sacolas plásticas na verdade são benéficas ao meio ambiente. Toda a campanha gira em torno do conceito de que as sacolas não são descartáveis e sim reutilizáveis. "Se elas fossem proíbidas, você (consumidor) teria que comprar muito mais sacolas de lixo, e isso não faria diferença nenhuma para o meio ambiente, só para o seu bolso", diz o spot de rádio que foi veículado na capital paulista através da BandNews FM.
Para os supermercados, mesmo que a lei não entre em vigor, a estratégia de banir as sacolinhas já está montada. A Associação Paulista de Supermercado (APAS), junto com a entidade nacional do setor - ABRAS - e o governo, lançou uma campanha de estimulo ao uso de ecobags nas lojas de São Paulo. Batizado de "Vamos tirar o Planeta do Sufoco", o programa começou com um convênio com o governo do Estado de São Paulo e agora vai ganhar escala nacional, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Tanto as entidades do setor quanto as associações supermecadistas clamam defender a sustentabilidade em primeiro lugar. Até segunda ordem distribuir sacolas plásticas de graça, em São Paulo não é crime. E até que os supermercados cumpram a promessa de sumir com elas, as sacolinhas serão utilizadas de acordo com a consciência de cada um. 
- Gustavo Faleiros - em ((o))eco -

Não deixe de ver as novidades
nas páginas EcoFotos e EcoFrases.

Bom final de semana!

4 comentários:

Aliny disse...

tia aki as sacolinhas sairam de circulaçao depois do niver..a pergunta eh : vamos comprar sacos plasticos p colocar o lixo ..temos q ter sacos plasticos p colocar o lixo..e quem vai lucrar sao os donos de supermercados..pq vao vender os sacos plasticos neh? todos os lixos sao colocados em sacos de plasticos de 50 kg ..q vem o caminhao de lixo e leva..ate agora nao entendi essa do Kassab..se nao bastasse os zumbis q ele esparramou por sampa..agora vamos jogar o lixo aonde? esse kassab nao pensa ..temos q planejar..ontem eskeci e fui correndo comprar pao de forma e passatempo..trouxe na mao pq como nao era mt coisa nem uma caixinha o supermercado me deu..ARGH!! um fds MARA!! Bjinhux

ONG ALERTA disse...

Me lembro que quando eu era menina tudo era em papel...
Beijo Lisette.

Ane disse...

Eu sou a favor do fim das sacolas plasticas.Já uso minhas sacolas retornaveis faz tempo!Antigamente se vivia sem elas,era tudo de papel,o lixo se colocava em um recipiente grande feito de pneu velho que era retornável,os homenzinhos do carro do lixo despejavam o lixo e deixavam o recipiente na calçada.Claro que tinha que ficar lavando.Dar pra viver sem sacolas plasticas,é só ter boa vontade.Bjos ecologicos!

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! Quantos anos descartamos nosso lixo sem precisar de sacolas/sacos plásticos? É só querer... É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida