sábado, 21 de janeiro de 2012

Belo Monte: começam as obras de represamento

Depois dos primeiros estudos feitos na década de 70 e de longas batalhas judiciais, o Brasil começa a ver sair do papel, em um momento que pode ser classificado como histórico, as primeiras obras que viabilizarão a hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu. Em 15/01, a equipe do Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) registrou a construção de uma ensecadeira, espécie de barragem provisória que desvia o curso d´água para permitir atividades de construção civil no leito do rio. A barragem definitiva terá 6,8 km de extensão. A obra teria começado logo após o ano novo e está localizada no Sítio Pimental, a cerca de 40 km de Altamira, no Pará.
De acordo com o Ministério Público Federal do Pará (MPF/PA) os impactos desta construção têm sido sentidos por etnias indígenas. No dia 17/01, o MPF/PA recebeu uma carta dos Arara, que vivem na Terra Indígena Arara da Volta Grande do Xingu, pedindo providências em relação às intervenções devido à quantidade de terra e cascalho jogados no rio. Eles afirmam que estão ingerindo o líquido, já barrento, e que não possuem poços artesianos. Pedem que providências sejam tomadas em sua defesa e da Terra Indígena Paquiçamba, onde vivem os Juruna.
"Queremos garantir a regularidade destas ensecadeiras, já que as condicionantes permanecem sem cumprimento. Vamos questionar o Ibama, a Norte Energia e a Funai a respeito das mesmas, pois a água do Xingu já tem afetado indígenas", afirma Helena Palmquist, assessora de imprensa do MPF/PA. "Queremos que o Ibama e a Agência Nacional de Águas façam uma vistoria urgente no local das obras e na qualidade da água que está chegando nas aldeias, assim como informem quais medidas estão sendo tomadas para garantir água potável a estas pessoas", diz.

Em um comunicado oficial, a Norte Energia afirma que “devido às características da região, com chuvas constantes nesta época do ano, é natural que uma pequena parte da terra seja carreada pelo rio. Isto será eliminado, nos próximos dias, com a conclusão da ensecadeira”. A empresa não se manifestou a respeito de medidas para minimizar o impacto causado sobre populações indígenas.
- Karina Miotto - para ((o))Eco -

Quero chamar a atenção de vocês para uma novidade. O blog agora tem 3 páginas que valem a pena serem vistas: EcoDicas, EcoFotos e EcoFrases.

Bom final de semana!

4 comentários:

Aliny disse...

oie tia sei nao..agora eles tem uma desculpa q eh o tempo..e depois?? torcer p q seja por causa da chuva...e nem deviam começar nessa epoca de chuva ..Bjinhux ecologicos =)

Ane disse...

Eu acho que estas obras sempre são ruins pra o meio ambiente.O que pode-se fazer é minimizar os danos,né?Ah,vou visitar os outros cantinhos Eco!Bjos ecológicos!

... Morgana disse...

Olá dinda querida! Seus cantinhos são muito bons! Amei as novidades das páginas! Vai ter que me ensinar mais essa, heim! Você me inspira! Beijos cintilantes. Morgana

Frida disse...

Olá querida! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida