sábado, 4 de fevereiro de 2012

Lâmpadas de luz solar

Cerca de 25 mil lares de baixa renda nas Filipinas foram iluminados depois do lançamento de um sistema que produz “lâmpadas solares” feitas de garrafas de plástico.

Em um país onde 40% da população vive com menos de 2 dólares por dia, o custo crescente de energia impede que muitos possam pagar pela eletricidade. Há quem use velas como fonte de luz, mas quando gerações de uma mesma família dividem, nas favelas, um espaço pequeno e escuro, incêndios acidentais e destrutivos acontecem com frequência.
O projeto Liter of Light foi lançado há 6 meses pela fundação My Shelter (Meu abrigo), uma ONG filipina com o objetivo de prover luz para 1 milhão dos quase 12 milhões de lares que não tem luz ou vivem no limiar de terem sua eletricidade cortada.

O esquema usa garrafas de plástico preenchidas com uma solução de água esbranquiçada, instaladas em buracos feitos nos tetos de ferro corrugado. Por refração, as garrafas produzem, durante o dia, o equivalente a 55 watts de luz solar para dentro do cômodo. Leva 5 minutos para fazer, usando um martelo, rebite, folhas de metal, lixa e epoxy. Cada uma custa 1 dólar.

A ideia de usar garrafas plásticas como fonte de luz não é nova - foi desenvolvida no Brasil por Alfredo Moser, em 2002. Mas com a ajuda de um grupo de estudantes do MIT, esse bulbo solar usado na Filipinas foi adaptado de acordo com as necessidades locais.
A fundação My Shelter e o empreendedor social Ilac Diaz explicam: “O que nós fizemos foi um fecho unidirecional barato, usando uma folha de metal. Uma vez posto na garrafa, ela não escorrega nem cai mais. Mesmo que o telhado se expanda ou se contraia com o calor, isso não afetará a vedação a prova de água e manterá a garrafa em perfeito estado por anos a fio”.
Diaz acredita na importância de usar tecnologias verdes apropriadas para os países pobres:O desafio do mundo em desenvolvimento é chegar ao seu próprio modelo de limitar emissões de carbono – nós não temos dinheiro para comprar soluções importadas, patenteadas ou manufaturadas nos países ricos e também não podemos esperar até que elas se tornem acessíveis ao nosso bolso”.
- esse artigo foi publicado através da Guardian Environmental Network, da qual ((o))eco faz parte -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog?
Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas!
Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

10 comentários:

Anônimo disse...

Oie tia respondendo seu coment sobre o meu coment ...latão?? aki nao tem latao..tem o caminhao de lixo q passa tds as noites e recolhe os lixos q tem q estar dentro de uma saco plastico de ;;;penso q eh de uns 200 ou trezentos litros..e o lixo soh eh colocado no horario q passa o caminhao tipo 21 hs...ate as lixeirinhas q colocam nas calçadas q sao chumbadas os vandalos destroem ...nao dah nem p colocar o lixo antes pq tem o vandalos q rasgam os sacos de lixo..e se o caminhao passar e tiver lixo espalhado eles nao pegam o lixo e o predio ainda leva multa e a sindica ..coitada..aki em sampa se vc pagar pela sacolinha vc tem...comprar pode? tudinho q compramos vem embalados em plasticos..parei..Opss! me empolguei..legal essa de garrafas de plastico ..dependendo onde se mora dah p fazer :) tia nao pense q sou a favor dos plasticos..euzinha a favor da Mae Natureza..+ tem q ser algo + serio neh? tks pelo carinho..Bjinhux

Aliny disse...

eita euzinha de Anonimo...

Ana Maria disse...

Excelente esta ideia de Lâmpadas de luz solar, e funciona mesmo na perfeição, já fiz uma experiência na casa da minha avó e deu resultado.
Passei por aqui para a convidar a participar na "brincadeira do selinho" que tem por lá no meu blog. Mas se vc não quiser participar pode trazer o selinho na mesma, pois adoro este seu blog :)
Desejo-lhe um iluminado Domingo.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

Ane disse...

Ah,mas que boa idéia! Simples,barata e inteligente!Gostei!Bjos ecologicos e iluminados!(risos)

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá dinda! não me canso dos seus blogs... Cada um tem o seu encanto! Todos os seus cantinhos são muito bons! Beijos cintilantes. Morgana

ONG ALERTA disse...

Muito interessante, náo conhecia adorei, beijo Lisette.

ELAINE disse...

Parabéns pelo blog! Uma 3ªF iluminada e repleta de bênçãos! Estou seguindo teu mosaico de seguidores e agradeço se retribuires me seguindo de volta em meu mosaico! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

7e7ei@ disse...

Como é gostoso receber visitas! Amigos são Anjos e eu gosto de me sentir assim, cercada de Anjos! Anjo amigo, obrigada pela visita! Um beijo angélico em seu coração! Tetéia

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly