sábado, 20 de agosto de 2011

Energia elétrica: mitos e verdades JÁ

Pequenas mudanças nos hábitos diários e uso dos aparelhos eletrodomésticos podem reduzir a sua conta de luz no final do mês. A importância de controlar o consumo está não apenas em economizar dinheiro, mas também em evitar o desperdício.
Para esclarecer os dez principais mitos e verdades enviados pelos leitores, ((o)) Eco conversou com o professor Garcia e também com o especialista em economia de energia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Gilberto Jannuzzi.

As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas do que as incandescentes (amarelas)? E as lâmpadas de LED?
Numa escala de mais a menos econômicas e eficientes, os especialistas destacam as lâmpadas de LED, em primeiro lugar, seguidas das fluorescentes – compactas e tubulares, e, por último, as incandescentes.
Como as de LED ainda estão em desenvolvimento, o seu valor na hora da compra ainda não proporciona uma relação positiva de custo para a maioria da população. Assim, optar pelas fluorescentes ainda é a melhor escolha.

Computadores: o que gasta menos energia, deixar ligado 24h ou ligar e desligar cada vez que vai usar? E com o monitor do computador, é o mesmo procedimento?
Se o tempo de pausa entre um uso e outro do computador for pequeno, em torno de 15 minutos, por exemplo, não vale à pena ligar e desligar todos os componentes. Apenas desligar o monitor, que consome bastante energia, já ajuda na economia. Agora se as pausas entre os usos forem longas, mais de uma hora, os especialistas aconselham desligar tudo. Se puder optar entre um computador e um laptop ou notebook prefira esses últimos, que são muito mais econômicos.

O chuveiro é mesmo o vilão da conta de luz?
A característica dos chuveiros elétricos é consumir muita eletricidade em um período curto de tempo. Com o chuveiro no modo inverno, a média de consumo desse equipamento costuma responder por cerca de 1/3 do consumo de eletricidade de uma residência.
Para economizar é preciso tomar banhos mais curtos ou ter outro sistema para aquecer a água, como a energia solar. A energia solar pode ser uma opção eficiente.

O microondas também é um dos grandes consumidores de energia elétrica em casa?
O microondas é outro exemplo de aparelho com grande potência, mas com curto período de utilização. A menos que se tenha o mau hábito de usá-lo para cozinhar, em vez de só para aquecer, seu consumo não é tão alto.

Abrir a geladeira várias vezes ao dia gasta mais energia?
O grande problema nessa questão da abertura da geladeira é muito mais o tempo que se gasta com ela aberta do que a quantidade de vezes que se abre a porta. Claro que a cada abertura há uma troca de calor do interior do equipamento com o ambiente, que está mais quente, e se gasta mais energia para resfriá-la em seguida. Dessa forma, quanto menos tempo a porta for mantida aberta, mais economia de energia será feita.

Ao usar o ferro de passar roupa, é melhor passar muitas peças a cada vez ou todo dia passar uma peça?
A maior parte da energia gasta ao passar a roupa é na hora de esquentar o ferro. Uma vez que o ferro esteja quente é melhor passar a maior quantidade possível de roupas.

Os aparelhos que mantemos plugados na tomada, mesmo quando desligados, continuam gastando energia?
É verdade! A melhor opção de economia é desconectar os aparelhos da tomada, pois mesmo os melhores equipamentos, nessa situação, consomem 1 watt/hora. O apelido desse desperdício é “energia vampira” e ela já preocupa os responsáveis pelas políticas energéticas.
- reportagem de Flávia Moraes do site ((o))Eco -

Bom final de semana!

7 comentários:

Aliny disse...

oie tia q D+ seu post informativo..pelo q li aki em casa a energia vampira tah fazendo a festa..o microondas soh usamos p esquentar ou fazer uma lazanha de microonda akelas q ja vem prontinha na caixinha ...no + qse nem usamos..tia me envia via e-mail favorzinho..enviar via e-mail p galera...um fds abençoado...Bjinhux

... Morgana disse...

Olá dinda! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

Ane disse...

Oi Tetê!Menina,vc sumiu,fiquei feliz em ver seu coment lá no blog!Aqui eu economizo energia na rotina mesmo,aprendi com papai,ele monitorava tudo lá em casa.A luz só ficava acesa onde a gente estava,passar a roupa toda de uma vez...
Hoje eu só uso as lampadas fluorescentes,elas duram tanto que vc perde a conta...
Mudei de endereço,viu?Vim pra o blogspot!
Bjos ecologicos!

ONG ALERTA disse...

Sempre preciosas informaçóes, boa semana beijo Lisette.

NADJINHA disse...

Querididinha amei as dicas....aqui usamos chuveiro a gás..e esse lance de abrir a geladeira..affy misericordia ..aqui em casa a geladeira tá sempre aberta kkkkkkkkkkkkk ...vamos polpar !!!
Mês de setembro
Primavera chegando
flores se abrindo
corações sorrindo
amores surgindo
Das estações
A mais bela
na nuance das tuas cores
jardins se transformam
em linda aquarela!!!
Beijus... feliz fds te dolu!!!
II tem mimo de primavera kkk...se quizer ..pode pegar tá ???fui

Gabriela Alves disse...

Gostei muito da postagem. Aqui em casa as luzes eram todas amarelas e trocamos para as incandescentes.

O computador, como é portátil, eu tiro da tomada e uso a energia contida na bateria.

Adorei o blog! Parabéns pela iniciativa!
Um abraço!