sábado, 21 de maio de 2011

Ecofaxina: chega de produtos industrializados - parte 3 JÁ

Diga adeus aos produtos industrializados...
A faxina pode até ser chata e desgastante, mas casa limpinha é uma maravilha. E se você pensa que para isso precisa daqueles produtos industrializados cheios de substâncias tóxicas está enganado. Além de não serem prejudiciais à saúde, as versões caseiras funcionam tão bem quanto as do supermercado, são bem mais baratas e não agridem o meio ambiente.

((o)) eco selecionou algumas receitas para você fazer sabão, amaciante, desinfetante e outros produtinhos em casa e tornar o seu ritual de limpeza mais sustentável.

Sabão caseiro em barra:
Existem várias maneiras de preparar sabão caseiro.
Para essa receita, você vai precisar de ½ litro de soda cáustica líquida, 2 litros de óleo ou gordura, 250ml de álcool e 1½ litro de água. Ferva a água e a coloque em um balde com todos os outros ingredientes. Com um cabo de vassoura ou com uma colher de pau, misture bem por mais ou menos 40 minutos. Quando a massa ficar consistente e com uma corzinha creme, forre uma caixa de madeira com um pano, deposite a mistura sobre ele e deixe secar em um local arejado. A pasta pode demorar um pouquinho para endurecer, mas isso é normal. Depois de seco, retire o sabão da caixa puxando pelo pano e corte como desejar.

Mas fique atento: A soda deve ser manuseada com muito cuidado! Não se esqueça de usar luvas de borracha para evitar que ela entre em contato com a pele e cause queimaduras.

Detergente para louças:
Ferva, em fogo baixo, duas xícaras de água e 1 xícara de sabão de coco ralado. Mexa até dissolver. Tire do fogo, acrescente mais seis xícaras de água, duas colheres de bicarbonato de sódio, suco de dois limões e misture bem. Depois é só aplicar na louça e esfregar.

Amaciante:
Fazer amaciante caseiro é mais fácil do que você imagina. Basta misturar 1 sabonete de glicerina ralado com 2 xícaras de água e levar ao fogo. Deixe ferver até o sabonete dissolver. Depois, acrescente mais 6 xícaras de água, 2 colheres de glicerina liquida e 1 colher de leite de rosas. Misture bem e engarrafe.

Para passar roupas:
Uma solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida em 1 litro de água facilita a tarefa e ainda não polui o ar.

Desinfetante para banheiro:
Separe algumas folhas de eucalipto e deixe de molho em 1 litro de álcool (de preferência 70º) por 2 dias. Depois, ferva 1 litro de água com um sabão caseiro ralado até que ele seja dissolvido. Então, basta adicionar essa mistura à essência de eucalipto e engarrafar.

E para deixar a sua casa com um cheirinho agradável, invista em plantas.
Você sabia que, além de perfumar, algumas espécies melhoram o ar do ambiente?
 A azaleia e o antúrio, por exemplo, combatem poluentes como amoníaco e são indicados para cozinhas e banheiros. Já o lírio e a flor-do-natal são recomendados para cômodos pouco ventilados, pois funcionam como filtros de ar.
- Luana Caires - ((O))Eco -

Bom final de semana!

3 comentários:

Aliny disse...

Tetê a minha vovó q gosta dessas receitas caseiras..gostei do amaciante..deve ficar um cheirinho bom:) nao sei o q ser anturio vou pesquisar no tio google..acho q tinha na casa de minha bisa + se tinha eskeci pq la tinha mtsss flores ...lindo fds..Bjinhux..

Ane disse...

Menina,é tudo de bom estas receitas,fáceis de fazer e realmente funcionam!Gostei!Bjocas verdes ecológicas!(agora tem côr,kkkk...)

MARY disse...

Oi,Tetê!
Muito boas as dicas de produtos caseiros,só o sabão que achei mais complicado ,pois leva soda cáustica,tem que ter muito cuidado,né?
Quanto aos docinhos com gelatina no meu post,são bons de fazer,né?
Pra quem gosta de fazer doce de banana caseiro,tipo bananada,uma dica quando o doce já estiver pegando a côr amarronzada, misture um ou dois pacotinhos de gelatina sabor morango , e deixe apurar mais uns minutos. Depois despeje num tabuleiro untado e quando esfriar bem ,polvilhe açúcar e corte em quadradinhos.
Se desejar um doce pra comer de colher,também pode misturar 1 pacotinho de gelatina de morango ou outro sabor ( preferência as vermelhas) na hora do preparo, ficará mais gostoso!Gelatina dá sempre um toque especial na culinária!
Ótimo Domingo! Beijinhos, MARY.