sábado, 14 de maio de 2011

Ecofaxina: banheiro - parte 2 JÁ

Quem já se aventurou pelos afazeres domésticos sabe que limpar o banheiro não é das tarefas mais agradáveis, afinal ninguém gosta de recolher fios de cabelo do ralo, ficar esfregando os azulejos, a pia e meter a mão no vaso sanitário. Verdade seja dita, esse é um dos cômodos da casa que mais merece nossa atenção na hora da limpeza, mas se engana quem acha que para se livrar dos germes é preciso um arsenal de produtos químicos. É possível substituir os artigos industrializados por itens que podem ser encontrados em qualquer despensa.

Dicas para quem quer manter o banheiro limpo sem agredir o meio ambiente:

Vaso Sanitário - quem disse que é preciso alvejante para deixar sua privada branquinha e sem manchas? Basta adicionar meia xícara de vinagre a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique essa mistura no vaso sanitário, deixe agir por 30 minutos e depois é só esfregar bem. O ideal é fazer esse tipo de limpeza uma vez por semana. Você também pode aplicar um desinfetante caseiro, se quiser. A receita é fácil. São necessários quatro litros de água, um litro de álcool, um sabão caseiro e folhas de eucalipto. Deixe as folhas de molho no álcool por dois dias. Rale o sabão e o dissolva em um litro de água fervente. Em seguida, adicione o restante da água e a essência de eucalipto.

Azulejos - para remover o mofo dos rejuntes de azulejos do banheiro, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir durante duas horas e, depois, lave a superfície apenas com água. A acidez do vinagre quebra moléculas de gordura e também mata bactérias e mofo. Ele também pode ser utilizado para remover manchas da parede, limpar cortinas ou o box e utensílios de vidro. Em uma experiência realizada para testar o poder de limpeza do vinagre, ele foi capaz de matar 99% de bactérias de superfície, 80% germes e 82% de mofo encontrados em um balcão.

Ralos - fios de cabelo são uma das causas mais comuns do entupimento de ralos no banheiro. Para desobstruir a passagem da água, primeiro retire todos os detritos visíveis. Então, derrame ¾ de xícara de bicarbonato de sódio do ralo seguida de meia xícara de vinagre. Lembre-se de tampar o ralo imediatamente com um pano, pois a reação dessas duas substâncias produz uma efervescência. Deixe a solução agir por 30 minutos e então jogue água fervente.

Pia - misture duas xícaras de bicarbonato de sódio, meia xícara de sabão caseiro, uma xícara de água e meia xícara de vinagre e aplique na pia. Para polir as torneiras, use uma solução com partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre, enxaguando em seguida.

Espelhos - use um pano sem fiapos e água quente. Se tiver muitas manchas de pasta de dente, use uma solução com partes iguais de vinagre e água. Espirre sobre a superfície e depois seque com um pano. Essa mistura também pode ser usada para limpar janelas e qualquer superfície de vidro.

Chão - adicione meia xícara de bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão a um balde de água quente. Se o chão do seu banheiro for pequeno, você pode usar aquela mesma solução de limpar pias. Outra opção é utilizar meia xícara de sal dissolvido em um balde de água morna. Aplique essa solução com um esfregão e, depois, enxágue normalmente. E não se esqueça de nunca deixar o tapete molhado dando sopa no chão, tente pendurá-lo no box para que possa secar mais rapidamente. Para mantê-lo livre de odores, espalhe um bocado de bicarbonato de sódio e, então, passe o aspirador de pó sobre sua superfície. Assim você poderá usar o mesmo tapete por mais tempo.

Por fim, para deixar um cheirinho bom no ar, borrife uma solução de cravos-da-índia no ambiente. É só misturar álcool a um punhado de cravos. Mas, antes de utilizar, é preciso deixar essa mistura descansar por alguns dias. Além de perfumar, o aroma afasta os insetos.
- Luana Caires - ((O))Eco -

Bom final de semana!

4 comentários:

Aliny disse...

miguxinha vc me envia via e-mail por favor;;;eu recebi o da cozinha..pode ser q tenha eskecido de responder por conta da correria + imprimi p minha vovó ela adorou e pediu p t agradecer euzinha tb eskeceu ..desculpinha ...ela eh alergica a varios produtos de limpesa e sendo natural a deixou mtttttt feliz..tks pelo carinho..um fds abençoado...Bjinhux

MARY disse...

Oi,Amiga Tetê! Obrigada pela visita carinhosa!
Adorei as Dicas de Ecofaxina no Banheiro. Pelo visto Vinagre e Bicabornato fazem milagres na limpesa!!!
Fui lá ver seu blog de culinária,com minha receitinha de Torta de Bis.Que bom que Vc gostou!
Eu tenho receio de fazer Blog que não seje no Uol,pois acho que não vou saber mexer!
Uma vez tentei fazer um blog no Click21 ,e não sabia fazer nada!!! Sniff... Já no Uol pra mim se tornou fácil! Mas,agradeço sua atenção!
Ótimo Fim de Semana!
Beijinhos,
Mary.

Ane disse...

Amei as dicas!O meu maior problema é com o limo dos azulejos,vou testar o vinagre na próxima faxina!Bjos ecológicos!

REINALDO FONSECA - PASCOM disse...

Olá! Vixe, é muita coisa, rsrrs, seu blog tá muito bom.
Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo