sexta-feira, 25 de julho de 2008

Era Industrial já

Atualmente, vivemos um tempo diferente daquele que nossos avós viveram. Aumentou a população, nasceu gente demais e as cidades foram crescendo, crescendo...A humanidade mudou de tempo!

Com o aumento da população, novos inventos foram aparecendo. A pequena produção teve de sofrer modificações, para atender o consumo. De agricultores, grande massa humana virou operária, passando a trabalhar em indústrias, geralmente nas cidades. Assim surgiu a chamada “era industrial”.
A “era industrial” transformou os costumes e fez com que as cidades crescessem demasiadamente. Começaram a aparecer máquinas, motores, veículos, telefone, eletricidade, aviões, computadores...

Todo esse avanço foi possível porque o homem fez surgir novas tecnologias, ou seja, inventos que serviram para aumentar a produção e também o consumo. Esse mesmo consumo ao qual nos obrigamos, diariamente, cada vez que colocamos combustível nos automóveis, ou trocamos o botijão de gás em nossos fogões.

Esse avanço permitiu o aparecimento de grande número de aparelhos para utilização: rádio, geladeira, televisão, toca-discos, telefone, fax, brinquedos eletrônicos, computadores, filmadoras, máquinas fotográficas, fornos micro-ondas... Tudo isso é produto da tecnologia, sem o que nada seria possível apresentar.

Enquanto se fabricam artigos para uso nas residências, que servem para facilitar o trabalho caseiro como, por exemplo, as máquinas de lavar roupas, essa mesma tecnologia está operando máquinas e utilizando operários para fabricar revólveres, produtos químicos perigosos, canhões, tanques de guerra, latas para embalagem de alimentos e tantas e tantas coisas que cansaria repetir...

A geladeira também é um desses inventos atrapalhados, pois os gases utilizados em seu equipamento (clorofluorcarbono) é que estão destruindo a camada de ozônio do planeta...

Muitas pessoas preferem viajar de trem, por se tratar de um meio de transporte mais econômico (mais barato) e menos barulhento que o avião. É outro processo tecnológico que exige leito para colocar os trilhos, estações, serviços em toda parte, combinando horários com outras linhas, ônibus... O trem serve também para transportar matérias primas, mercadorias e produtos de consumo, mas tem sido desprezado, em função de outro aperfeiçoamento, o caminhão, que apanha e entrega as mercadorias de porta em porta, embora cobre mais caro pelo transporte e exija estradas asfaltadas, manutenção, policiamento, gasto com combustível...


9 comentários:

Anônimo disse...

o meu bizavo trabalhou na rede ferroviaria ou central do brasil nao sei direito o nome..ele fica cortando as toras p fazer linha de trem e concerta enfim trampou mt e andou em trem maria fumaça a minha bizavó q disse q bons tempos e q agora tah tudo loko..

fadazul disse...

É a era industrial, facilitou algumas coisas, transformou outras, hoje que falta nos faz...
linda sua postagem, bjks

Anônimo disse...

Não podemos dizer que a era industrial foi completamente ruim. Claro, que tudo tem seu lado positivo e negativo... Ms infelizmente o lado negativo tem crescido bastante. O aquecimento global tá aii pra mostrar que existem pessoas inconsequêntes devastando com o mundo.
MAs ainda temos jeito, né?!
è só nos unirmos e seguir em frente!
Beijão Tetê!!!!

Samantha: disse...

Adorei receber sua visita e poder conhecer essa sua iniciativa maravilhosa! Parabéns! Obrigada por ter me add. Também te add! Não esqueça que amanhã é domingo, Dia do Senhor! Beijos fraternos. A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Anônimo disse...

Muito bom. Vejo que você está fazendo a sua parte. O que eu quero descobrir ainda é como você tem tempo para tudo isso!!!!!!!!!! Um abraço

Mabel disse...

O post de hoje está grandinho, mas vale a pena ler pois é uma reflexão profunda! Tenha uma semana abençoada! Paz e Bem!

Samantha: disse...

Oi, amiga! Voltei pois recebi o Prêmio Massa e repasso para você! Fica na Paz de Jesus e no Amor de Maria!

Anônimo disse...

Oi! Tetê!
Atualmente vivo num mundo bem diferente da minha infância!!!
Me lembro que qdo era pequena ainda não tinhamos Tv e as novelas eram acompanhadas pelo radio!!!
Meu DNA é avançado!rss...As 1ªs TVS eram imensas! Hoje temos Tv com tela de plama!!! O mundo evoluiu muito do meio do séc.20 pra cá!!!
Beijos, MARY.

Anônimo disse...

Huuuuuuuuuuuuum... que chique a minha dinda querida com blog ecologicamente correto. Parabéns pela iniciativa.
Ah... um bom assunto para postar aqui são os artesanatos feitos com "lixo". Por exemplo, eu fiz uma blosa linda em crochê usando fita de video, acredita? Se quiser, eu mando as fotos dela depois.
Visita esse blog aqui: http://ideiascomlixo.blogspot.com/
Tem idéias muito legais lá.
Beijinhos.