sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Progresso e Desenvolvimento já

Enquanto se fabricam artigos para uso nas residências, que servem para minorar (facilitar) o trabalho caseiro como, por exemplo, as máquinas de lavar roupas, essa mesma tecnologia está operando máquinas e utilizando operários para fabricar revólveres, produtos químicos perigosos, canhões, tanques de guerra, latas para embalagem de alimentos.A geladeira também é um desses inventos atrapalhados, pois os gases utilizados em seu equipamento (clorofluorcarbono) é que estão destruindo a camada de ozônio do planeta...

Entre as invenções mais discutidas está o automóvel de passageiros, encontrado, hoje, em todas as ruas, avenidas e estradas. O automóvel modificou completamente o hábito dos povos, encurtando distâncias e reduzindo o tempo. Em compensação, causa enorme poluição e morte, pois os desastres acontecem diariamente.

Quando esses inventos aparecem, costuma-se dizer que isso é “progresso”, uma coisa que chegou para melhorar a vida de todo mundo, mas esse pensamento precisa ser esclarecido. Progresso é uma medida que dê vantagem (benefício) a muita gente, mas o que estamos assistindo, no momento, é um tipo de progresso que só dá vantagem para pouca gente, especialmente para quem vende e obtém lucros. A maioria do povo vive enganada, pensando e sonhando com o tal “progresso”!

O mesmo acontece com a palavra “desenvolvimento”, falada e comentada por todos, que se encantam com ela...

Quando se fala em “desenvolvimento”, dá até para sonhar com um mundo perfeito, equilibrado, justo, harmônico, com paz total. Desenvolvimento é uma forma de fazer as coisas acontecerem, dando mais tranqüilidade e comodidade para todos!

Infelizmente, esse desenvolvimento só tem servido para pouca gente, que está no comando dos países ou detêm postos de comando. Para os pobres e miseráveis, o desenvolvimento ainda não chegou e poderá demorar muito tempo para chegar...
A vida, nas cidades, é completamente diferente da vida no campo. As casas, nas cidades, especialmente para os pobres, são bem pequenas, quase não têm quintal, as pessoas vivem apertadas e espremidas como galinhas em gaiolas de granja. Existe gente morando em casas muito grandes, bonitas, com piscina e espaço à vontade, mas, é pequena minoria, muito rica, que foi sorteada na vida pelo “desenvolvimento”ou pelo “progresso”...

As ruas, nas cidades, são, na maioria das vezes, estreitas, esburacadas, sujas, poluídas, barulhentas –em razão do tráfego-, verdadeiros caminhos para carroças. Entretanto, elas suportam automóveis, ônibus e caminhões pesados, por onde passam todos os tipos de veículos, levando mercadorias, desde alimentos a produtos químicos perigosos.

Esses veículos, em geral, poluem as cidades, soltando fumaça e gases que acabam com a nossa saúde, deixando o ar cheio de sujeira, além do cheiro horrível. Entre os gases mais perigosos está o chumbo, que causa doenças terríveis.
'
Quero agradecer à Samantha do Blog Católico pelo prêmio!
Um prêmio com o perfil da Ivete Zangalo!
Esse blog é massa! Que chique!

Devo repassar para três blogs...
Ofereço ao Casal de Lobos, Menina Virtude e É Show!

10 comentários:

Samantha: disse...

Seu blog a cada post fica melhor! Parabéns! Hoje é a primeira sexta-feira do mês e o "para pensar" está especial! A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Aliny disse...

Tetê esse texto realmente eh nota 10.. nuxa aki onde moro eh mta poluição e qdo vou p interior p casa da minha bizavo q delicia eh um sitio q vc colhe td freskinho no quintal..qto a cidade grande eh um desigualde q ng merece,, achouuu ..TT

Zéza disse...

Obrigada pela visita! Esse final de semana termina a campanha do Criança Esperança. Você já contribuiu? Meu post dessa semana é sobre isso! Beios azuis! Zezinha

Mary disse...

Olá,Amiga Tetê!
Infelizmente o progresso tem suas desvantagens!
Passando pra desejar um Lindo Fim de Semana e convidar
pra conhecer a nova Entrevistada do "Cozinhando com Mary".
"Gastronomia é comer olhando pro céu."(Millôr Fernandes)
Beijos,
MARY.
PS: Viu o Selinho "Massa" que tb deixei pra Vc no post anterior?

Mariz disse...

Salvé!

Estou de partida. Mas antes, vim pessoalmente aqui, fazer um convite, para uma celebração especial...embora não esteja cá, "revejo" todos, quando chegar. Fique bem, divirta-se e espero que goste do que preparei.
Sempre,
Mariz

ESPAVO!

Giselle disse...

Oppppps!!! Recebi prêmio??? Que legaus!!! hihi
Vou colar na minha próxima postagem.
Gostei do post. Não acredito nesse "progresso" que destrói e desmata.

Beijão, procê!!!
Uhuuuuuuuuuu... consegui visitar TODOS os seus cantinhos, mas não te achei. =(

Anjinho de Deus disse...

Obrigada pela visita! Como foi de final de semana? O post de hoje nos alerta que "cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Das nossas fraquezas, podemos tirar forças". Ah... tenho um presente prá você! Tenha uma semana abençoada! Paz e Bem!

nadja disse...

ANIGUINHA UUUUUUU KD VC MENINA!!!!!
CADA COMODO QUE ENTRO DE SUA CASA EU ADORO COZINHA ..CAPELINHA...ESCRITORIO!!!BEM AMADA CANSEI AMANHÃ EU VOLTO APRA TE PROCURAR OK KKKKBONS SONHOS FUIIIIIIIIII

Li Barreto disse...

Tetê querida, Obrigada pelo carinho!
vc nem me falou deste seu lindo e importante blog!!!
Estou gostando de descobri-lo!
doce abraço!!!!!

Andréa Motta disse...

Excelente blog! Encontrei por acaso, mas voltarei aqui! Boa semana!