sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Desenvolvimento sustentável já

Cidades grandes são difíceis de administrar (governar) e causam muita atrapalhação, porque não há correta distribuição de benefícios para todo mundo, ao mesmo tempo. Enquanto parte da população tem água, luz, escolas, transporte, hospitais, outra parte precisa tudo isso e luta muito para conseguir...

Tudo isso é estudado pela Ecologia...
Nas cidades, obrigatoriamente, tem que existir casas para todos morarem. Em volta ou próximo das casas deve existir padarias, farmácias, armazéns, postos médicos, dentistas e todos os serviços importantes para a população, pois todos têm que trabalhar, produzir, consumir, estudar, namorar, casar e dar continuidade à vida.

O trabalho é algo que se faz com o fim de produzir alguma coisa útil. Quem trabalha na lavoura, planta, colhe, vai vender para poder comprar o que precisa. Quem trabalha em fábricas, faz o mesmo, produzindo peças, máquinas, material de construção, remédios, roupas, sapatos, óculos, ventiladores, móveis. Há de tudo, em nossa sociedade, gente que trabalha e gente que estuda e se prepara para o futuro.

Tem gente trabalhando em fábricas de produtos químicos, em laboratórios, hospitais, minas de carvão, frigoríficos. Tem gente pescando em alto mar, outros arrastando o peixe, transportando para o mercado. Tem mil formas de trabalhar, de ser útil à família, à comunidade, ao país, ao mundo.

O que precisamos é pensar seriamente nas coisas que estamos fazendo; se elas estão de fato sendo úteis para a humanidade, ou estamos apenas juntando mais lixo sobre a terra, perturbando a cabeça dos povos, ou destruindo as bases de nossa civilização.

Precisamos pensar e discutir isso em família, com nossos irmãos e nossos pais; depois, com nossos amigos. Precisamos fortalecer a união de nossa gente e investigar o que anda sendo consumido por aí. Se é bom ou mau. Se dura bastante ou se estraga depressa. Se o alimento é benéfico para nossa saúde ou se estamos apenas enchendo nossas barrigas.

Precisamos conhecer-nos melhor e conhecer melhor os que governam nossas cidades e nosso país. Precisamos achar a diferença entre o que é bom e o que é imprestável, e não nos ajudará em quase nada!

Precisamos trabalhar pelo estabelecimento de um modelo social (político) que cuida, ao mesmo tempo, da proteção às espécies, rios, oceanos, natureza, sem se esquecer que a principal espécie, a humana, está sendo atacada por todos os lados, feitos e formas, por grupos de pessoas que só pensam no tal “progresso”e no dinheiro...
Assim, sofre a natureza, sofrem as espécies, aumenta a poluição, diminui nossa saúde, enquanto os que se juntam, normalmente, em partidos políticos, só pensam neles e seus parentes e naqueles grupos que os ajudaram a elegê-los, deixando o povo de lado!

Precisamos de um modelo que possa nos oferecer justiça social, participação, oportunidade para todos, educação, cultura, liberdade, moradia, trabalho, saúde. Isto tudo tem um nome: “desenvolvimento local sustentável, ou seja, o tipo de avanço tecnológico que possa trazer progresso para todos, sem comprometer a natureza e as espécies, protegendo as famílias, nossas vidas, dando mesmo um sentido mais promissor a tudo quanto pensamos com relação ao mundo, pois o que fazemos em determinado lugar vai também atingir outros lugares!
'''
Obrigada Mary pelo prêmio Blog Massa e
Obrigada Anjinho pelo presente!
'
Bom final de semana!
Até a próxima sexta-feira!

10 comentários:

Samantha: disse...

Precisamos salvar o Planeta antes que ele se desintegre de vez! Fique na Paz de Jesus e no Amor de Maria! Bom final de semana!

Anônimo disse...

..........eh infelismente os poderosos..politicos..
soh pensam neles
e soh olham p seu proprios umbigos ......................

Anônimo disse...

Olá,Amiga Tetê!
Viemos ler seu post sobre o Eco sistema e deixar nosso carinho. Ótimo Fim de Semana dos Pais!
Beijos,
Casal de Lobos.

Unknown disse...

Fico pensando: porque as pessoas são tão imediatistas, pensam em lucros a curto preso independente dos danos futuros ao ambiente. Em minha cidade Blumenau(digo pq a sinto minha) e em BCamboriú onde passo quase todas minhas férias vejo péssimos exemplos do poder econômico danificando o ambiente.
Fico muito triste....

Blog do Beagle disse...

Tetê, vira e mexe nós chegamos no mesmo ponto: educação é tudo! Bjkª. Elza

titofarpas disse...

Já voltei de férias e o teu blog continua fantástico...
Boa semana

Mabel disse...

Tetê querida! Nosso Pai Celeste te abençoe! Obrigada pela visita! Acabei de atualizar... Te espero! Uma semana abençoada! Paz e Bem!

fadazul disse...

Olá amiga! que bom voltar matar a saudades e ver que continuas na LUTA por um mundo melhor, força amiga estamos fazendo nossa parte! bjks

Samantha: disse...

Oi, querida! Voltei hoje para te oferecer o Prêmio Blogueiros que sabem comentar! Deus te abençoe e te guarde!

Zéza disse...

Você sabe das coisas! Belíssimo post! Obrigada pela visita! O que você acha da candidatura do Rio para as olimpíadas de 2016? É o tema de meu post de hoje! Beijos azuis!