sábado, 26 de maio de 2012

Ondas do mar produzem energia elétrica no Ceará

Ondas constantes e uniformes em um molhe distante da praia, em São Gonçalo do Amarante, foram características apropriadas para escolha do local. (Foto: Secretaria de Infraestrutura do Ceará)

É recorrente apontar a geração e o uso da energia elétrica como fator que aumenta o aquecimento terrestre, por isso a busca por diferentes tecnologias para produção de energia com baixo impacto ambiental motiva pesquisadores de diferentes áreas. Está perto de ser apresentado ao grande público, um projeto inovador no Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Ceará, que ganhará destaque: a utilização das ondas do mar para a geração de energia elétrica.
O projeto é liderado pelo professor Segen Estefen, da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos maiores especialistas do planeta na área. Segen Estefen coordena o capítulo 6, sobre energia dos oceanos, do relatório especial sobre energia renovável do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.
A transformação da energia das ondas em energia elétrica utilizará flutuadores na base de braços mecânicos, instalados no quebra-mar do Porto de Pecém. O movimento ondulatório fará a estrutura do braço de subir e descer. Essa força será utilizada como uma bomba para impulsionar água tratada por tubos. O processo cria uma grande pressão em uma câmara hiperbárica, semelhante a de uma queda d’água de 400 metros. Em resumo: o movimento das ondas bombeia a tubulação com água, que ganha força o suficiente para movimentar uma turbina ligada a um gerador, que produz eletricidade.
A ideia é inovadora, mesmo dentro do que se pesquisa pelo mundo afora. Os franceses já olham para as águas do mar pensando em energia desde 1966, os europeus persistem. O Reino Unido procura se destacar no uso da força das marés para transformar sua energia em eletricidade. Em Heidenheim, Alemanha, a empresa Voith Hydro aperfeiçoou o modelo e desenvolve pás que se assemelham a hélices e tiram proveito dos dois movimentos das marés, de alta e de baixa. Em Portugal, uma parceria com finlandeses vai instalar três módulos a 30 metros de profundidade no mar de Peniche, na praia da Almagreira. Índia, China e Japão também têm seus projetos. Ninguém nada de braçadas, até então.
- Celso Calheiros - ((o))eco -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

4 comentários:

Aliny disse...

oie tia mt interessante seu post ..ondas do mar produzindo energia eletrica ..achei d+ a informação..tks pelo carinho..Bjinhx

Ane disse...

Mas que excelente notícia!Produzir energia sem poluir ou agredir a natureza é perfeito!Beijos ecológicos!

ONG ALERTA disse...

Se todos se preocupassem seria maravilhoso, beijo Lisette.

Mabel disse...

Olá querida! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel