sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pantanal Mineiro JÁ

Criado no fim de 2004 e envolvendo seis mil hectares de Cerrado e de Mata Seca no município de Januária, o refúgio de vida silvestre do rio Pandeiros abriga ambientes únicos em Minas Gerais, reproduzindo em menor escala as paisagens do internacionalmente conhecido Pantanal, que divide áreas entre Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai.

No entorno do refúgio, uma área de proteção ambiental com 210 mil hectares deveria funcionar como um “escudo” à poluição, desmatamento e outros impactos perigosos à sua sobrevivência. Todavia, uma das maiores ameaças vem de carona nas águas que fluem de vários pontos da região de solos frágeis: o assoreamento, provocado principalmente pela desmatamento de veredas e outros tipos de vegetação nas bordas de rios e córregos. Assim como no Pantanal, ameaças vindas de fora põem em risco regiões ao mesmo tempo frágeis e de grande importância econômica e ambiental. Esse tipo de questão precisa ser pesada nas agendas de desenvolvimento.

A região, pontuada por lagoas, cachoeiras, o pântano e a foz do rio Pandeiros, funciona como um berçário natural para espécies migradoras, de interesse comercial e também ameaçadas de extinção, como dourado, curimatá, piau-verdadeiro, piranha, traíra, matrinchã, surubim e pacu. Quase 50 espécies de peixes foram registradas na Bacia do rio Pandeiros, tornando o espaço fundamental para a revitalização do rio São Francisco.

Também colocam em risco a saúde do refúgio a expansão desregrada da fronteira agrícola, grandes empreendimentos para plantio eucalipto sem critérios de sustentabilidade, desmatamento ilegal para a produção de carvão, pisoteio de gado criado em regime extensivo, incêndios, caça e pesca predatória.

A pesca é hoje proibida naquele pantanal, reconhecido pelos governos federal e mineiro como área prioritária para conservação do Cerrado. Além de peixes, ele abriga e oferece alimento para inúmeras aves, caso do martim-pescador, pato-do-mato, mergulhão- pequeno e garça branca- grande. Além deles, lá vivem os inconfundíveis jacarés e capivaras, além de grandes felinos, como a suçuarana.

O refúgio de vida silvestre do rio Pandeiros é uma das 12 unidades de conservação do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, região onde o WWF-Brasil começa trabalho de apoio a práticas agrícolas menos agressivas ao meio ambiente e à implementação e gestão de áreas protegidas.
- Aldem Bourscheit - WWF Brasil -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

7 comentários:

ELAINE disse...

Não tem problema, não faltarão oportunidades! Ótimo post!O Pantanal ainda é uma das poucas belezas quase intactas da flora brasileira! Muito bem lembrado! Ótima escolha do tema do post! Gde bjo! Ótimo domingo! Tem post novo! Vem ver!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Diva MARY disse...

Oi,Tetê!Tudo Bem?
Adorei saber que temos um Pantanal Mineiro!!!
Vc assistiu a Festa do OSCAR ontem?
Depois passe no Blog das DIVAS SENSUAIS ,pra saber o que houve de "melhor" e tb de "pior" na entrega do OSCAR no último Domingo!
Isso na minha "humilde" Opinião! Kkkkkk!!!!
Ótima Semaninha pra VC !
Beijinhos,
MARY.

Ane disse...

Menina,preciso me atualizar em geografia.Eu achava que o pantanal era só no Mato Grosso!Preservar é preciso!Bjos ecológicos!

... Morgana disse...

Olá dinda! Passando prá dar "aquela espiadinha" nos seus lindos blogs! Beijos cintilantes. Morgana

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

ONG ALERTA disse...

Um lugra abençoado por Deus...merece respito.
Beijo Lisette.

MARY disse...

Oi, Tetê! Tudo Bem?
Devido a Vc falar da "Cascatinha",me deu vontade de rever de perto se ela estava muito "sequinha"!!!
Fomos lá, e coloquei fotos do passeio,deste Fim de semana, no meu Orkut.Vá conferir!!! RSS...
Na minha COZINHA tem receita refrescante e tb Selo do Dia da Mulher!
Beijokinhas Docinhas,
MARY.