sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mobilidade urbana com segurança

Pode parecer banal falar de calçadas, de faixas de pedestres na discussão sobre soluções para mobilidade urbana, mas é inviável pensar até mesmo em um sistema de transporte público que não considere condições mínimas para o deslocamento a pé. Atualmente, o espaço público não é seguro para pedestres. O risco de machucar o tornozelo no buraco da calçada ou até mesmo de ser atropelado ao atravessar a rua, desestimulam as pessoas a andar a pé. E para andar de transporte público, precisamos, antes, andar a pé.
Mesmo assim, desde a chegada da indústria automobilística ao Brasil, o pedestre vem perdendo a disputa da ocupação e circulação urbanas, se expondo, inclusive, ao risco de morte: dados do levantamento mais recente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) indicam que, em 2008, 5.429 pedestres perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil. Só na cidade de São Paulo, quatro pessoas morem diariamente em acidentes de trânsito, em média, e metade são pedestres atropelados atravessando a rua ou até mesmo na calçada, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Interessante é que o pedestre transformado em motorista muda de personalidade. Dentro do carro, ele não consegue se enxergar como pedestre e faz barbaridades que como pedestre ele abomina.
A solução está em políticas públicas que privilegiem o pedestre e na educação para o trânsito.
- equipe Akatu -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

9 comentários:

ELAINE disse...

Ôi Tetê! Concordo com teu post e assino embaixo! E o pior é que estas condições estão pelo país todo! Não é uma vergonha para o país que vai sediar a Copa 2014? Diz não ter recursos/verbas para o mínimo necessário...E a Copa? Durma-se com um país (políticos)deste! Feliz descanso de carnaval,rsrsrs!Bjão no coração!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Eu que o diga das calçadas... minha perna não sara mais de tantos tombos que já tomei, você sabe... Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá dinda! A cada semana mais me orgulho de tê-la como madrinha de meu blog! Cada cantinho seu é um encanto veirtual! Beijos cintilantes. Morgana

Júlia disse...

A rua da minha casa está ebm pior q está foto, tem lugares q tem mais terra do q asfalto. Uma vergonha. Muito bom o post e o blog, te convido a ver o meu, espero q goste (adorei o seu).

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

ELAINE disse...

Ôi amiga! Teu post não tem nada de banal! É a realidade brasileira, infelizmente, rsrsrsrs!
Tem brincadeira e selo pra você lá no blog! Vem! Tô te esperando!Uma 5ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch

Ane disse...

Menina,eu torcí o pé uma vez por causa de um buraco na calçada!Estava com aquelas sandálias de salto e aí o pé virou de lado no buraco...Ai que dor!Sem falar nas disputas que temos que ter com os carros,comércio,etc.Deus me livre!

ELAINE disse...

Muito obrigada pelas palavras gentis e carinhosas!A festa dos 800 já começou! Só falta você! Vem! Uma sexta-feira abençoada e um final de semana iluminado! Grande e fraterno abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch

MARY e JAIRO disse...

Oi,Amiga Tetê! Tudo Bem?
Sei muito bem dos problemas trasidos por calçadas mal conservadas! Fraturei o tornozelo 2 vezes e sofro com isso até hoje!!!
Vc sabia que neste Domingo será a entrega do "OSCAR"?
Sabe qual o filme mais cotado à levar a Estatueta?
E que nosso país pode ganhar um "Oscar" ,com a Canção , da Animação, "RIO",que Carlinhos Brown compôs com Sérgio Mendes?
Veja isso e muito mais no Blog do CASAL DE LOBOS.
Ótimo Fim de Semana!
Bjss, MARY E JAIRO.