sábado, 11 de fevereiro de 2012

Amazônia maranhense requer atenção para continuar existindo

A Amazônia maranhense é dona de rica biodiversidade, ocupa 26% do bioma amazônico, encontra-se em 62 municípios do Maranhão e representa, em termos de bioma, 34% do território do Estado. No entanto, ela corre o sério risco de desaparecer. Há anos vem sofrendo com desmatamentos, retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão, caça excessiva e criação de gado. Além disso, recebe pouca atenção do poder público estadual e federal e sua importância é ignorada por grande parte dos maranhenses.
Localizada em uma área de transição entre o Nordeste e a região amazônica, em seus 81.208,40 km² já foram encontrados 109 espécies de peixes, 124 de mamíferos e 503 de aves. É lar do gavião real e de espécies ameaçadas como os primatas Cairara Ka’apor (Cebus kaapori) e Cuxiú-preto (Chiropotes satanas). Possui, em média, 570 árvores por hectare de pelo menos 100 espécies. De acordo com o estudo “Amazônia Maranhense: diversidade e conservação” lançado em 2011 como resultado de uma parceria entre o Programa de Pesquisa em Biodiversidade Amazônia Oriental (PPBio), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Meio Ambiente (MMA), trata-se de "uma das porções mais expressivas em termos de riqueza de espécies e endemismos".
Na contramão da importância de sua biodiversidade, o Maranhão encontra-se entre os Estados que mais desmataram a floresta. De 1984 a 2000 a taxa de desmatamento da área de floresta ombrófila na região teve média de 1,62% ao ano. Hoje, resta à Amazônia maranhense menos de 25% de sua vegetação original. Para agravar ainda mais a situação, entre todos os Estados da Amazônia Legal o Maranhão é o que possui o menor grau de ocupação do espaço com áreas protegidas. Diante deste cenário, as Terras Indígenas Alto Turiaçú (530.525ha), Awá (118.000ha) e Carú (172.667ha), bem como a Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi (278.000 ha) estão conectadas entre si e juntas representam, conforme o estudo que conta com a participação do Museu Goeldi, "o melhor e mais homogêneo espaço do bioma amazônico no Maranhão". Em outras palavras, mesmo que sofram com pressões em diversas frentes, é nesta região que reside, também, a esperança de conservar o que ainda resta de Amazônia maranhense.
- Karina Miotto - ((o))eco -


Novidades: reparou no cabeçalho do blog?
Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas!
Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

9 comentários:

Aliny disse...

Oie tia da uma tristesa ver o qto as pessoas..os politico nao estao nem æ ...infelismente as pessoas so pessam em dinheiro..nao pensam nas arvores nem especies q sofrem com o desmatamento..e as arvores tb tem vida e sofre qdo ve uma serra eletrica ';( foi um coment triste + nao tem como nao ficar triste neh?! um fds abençoado p vc's....Bjinhux

Aliny disse...

tia voltei p falar q vejo Eco Frases..dicas e fotos..as frases gosto de todas..+ sempre tem uma q nos emociona neh entao a minha eh essa :O animal selvagem e cruel nao eh aquele q esta atras das grades..Eh o q esta na frente delas..euzinha nao gosto desses animais q estao na frente das grades..ARGH!!!!!!!joga-los dentro das grades..

Ane disse...

Menina,eu não tinha idéia desta Amazônia dentro do Maranhão,que incrível!Espero sinceramente que alguma coisa seja feita pra sua preservação!Bjos ecológicos!

ELAINE disse...

É sempre bom aparecer por aqui! Quanta informação importante a gente aprende por aqui p/ajudar a defender o nosso planeta! Seja sempre bem-vinda! Muito obrigada pelo carinho!Excelente início de semana! Bjãozão no coração! Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch

Ana Maria disse...

Que pena que os governantes ainda não se aperceberam do que poderiam fazer para ajudar a amazônia e do que toda a humanidade tem a perder com a sua degradação e com o seu desaparecimento. Excelente artigo!
Muito obrigada pelas dicas e fotos, com certeza irei levar algo para o meu blog.
Desejo-lhe uma semana iluminada.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

... Morgana disse...

Olá dinda! Passando para a beijoka semanal! Esse seu cantinho é muito bom, todos eles são muito bons! Beijos cintilantes. Morgana

Frida disse...

Olá querida! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

MARY e JAIRO disse...

Olá,Amiga Tetê ! Tudo bem?
Pouco se fala da Amazônia Maranhense.Muito menos falam de sua preservoção! Triste,né?
Passando pra desejar uma boa Semana Pré-Carnavalesca e tb convidar pra conhecer o Novo LAY do Blog "CASAL de LOBOS" , que ganhamos de Presente.
Abraços,
Mary e Jairo.

ONG ALERTA disse...

Sim atençáo e responsabilidade...
Beijo Lisette.