sábado, 23 de julho de 2011

Alerta: o aquífero Guarani está poluído

O aquífero Guarani, a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo, corre sérios riscos de contaminação. As ameaças de poluição da reserva de água vêm de chorume dos lixões, resíduos industriais e agrotóxicos espalhados nos canaviais, que se infiltram no solo e subsolo até chegar aos reservatórios de água.
O estudo cobriu 143 mil quilômetros quadrados, região que o aquífero ocupa em São Paulo, porém a reserva se estende também para os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além de Argentina, Paraguai e Uruguai. As bordas do Aquífero Guarani nos municípios de Ribeirão Preto, Piracicaba, São José do Rio Preto onde a água fica à flor da terra e se renova lentamente, sofrem as maiores ameaças de contaminação.
Para a chamada área de restrição, formada por regiões de preservação permanente e reservas legais, a pesquisa recomenda projetos ambientais e exploração racional do aquífero. Para as áreas de ocupação dirigida, aquelas vulneráveis à contaminação, o documento aconselha a saída de indústrias que geram riscos ao meio ambiente e o fim do uso de agrotóxicos em canaviais. Já para a região de recuperação ambiental, degradadas pela erosão do solo, lixões e ocupações irregulares, o recomendado é que as autoridades criem regras particulares para cada caso.

O consumidor pode fazer a sua parte, evitando o desperdício e a poluição de água e zelando para que setor produtivo e poder público também o façam. Pequenos atos em casa, somados dia-a-dia e na população, resultam em grandes impactos. Se todos os moradores do país, por exemplo, fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu. E isto ocorre considerando apenas um único e pequeno gesto de consumo, o de fechar a torneira ao escovar os dentes!
Resíduos industriais e a poluição por agrotóxicos são resultado da produção de alimentos e produtos que consumimos. Se o consumidor optar por empresas que façam corretamente o descarte de seus resíduos, vai induzir as que não estão totalmente adequadas a se tornarem mais sustentáveis para não perder mercado.
Sobre lixões, já há uma lei federal, aprovada no ano passado e regulamenta agora em 2011, que bane os lixões em todo o Brasil até 2014, mas os prefeitos não podem esperar até lá. Os municípios são obrigados a substituir todos os lixões por aterros sanitários. Como os cidadãos de cada município estão se organizando para cobrar seu prefeito e participar da elaboração desses planos?
- Equipe Akatu -

Bom final de semana!

6 comentários:

Aliny disse...

oie tia o prof de geografia falow sobre o Arquifero Guarani..disse q eh um reservatorio de aguas subterraneas q eh o maior manancial de agua doce..do Mundo..conheço Ribeirao Preto..Sorocaba..eh q tenho parentes nessas cidades...tem q se fazer mts coisas neh?! + nao podemos deixar tudinho por conta dos governantes ...fazemos a nossa parte e cobramos deles o q for obrigaçao deles..e se nao fizeram ..tem jornais ..net..p fazer denuncias...aki esfriou paks pq tah ventando mt e dah ate arrepios qdo sai na rua..Bjinhux

Ane disse...

Oi Tetê!Olha eu aqui!Obrigada pelas felicitações de niver!Aqui em Natal não tem mais lixões,graças a Deus.Agora a educação pra preservar e evitar o desperdício de água tá péssimo,tem muita gente que não dar a mínima,infelizmente.Bjo ecológico!

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

Sonja Yeda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ONG ALERTA disse...

Pena que aqui ninguém leva a sério...
Beijo Lisette.

NADJA disse...

OIE CHEGUEI DOLADINHA..NOSSA A SEMANINHA VOANDO D+++ KKKK..TEM FOTINHAS DO NIVER DE 80 ANINHOS DE MINHA MAMY APARECE VIU ???
RECEBI AMEI E DIVIDO COM VC KIIDINHA!!!
A verdadeira magia está dentro de nós...
Em nossos corações...
Qualquer lugar é mágico... Basta sentir...
E Voar nas asas do vento...
E por um momento se deixar levar...
Bjss n´alma!