sábado, 11 de junho de 2011

Rio de Janeiro vulnerável JÁ

O Rio de Janeiro pode estar mais suscetível a tragédias em consequência das mudanças climáticas, caso nada seja feito para reverter a situação prevista até o final do século 21. É o que aponta estudo “Vulnerabilidade das megacidades brasileiras às mudanças climáticas: Região Metropolitana do Rio de Janeiro” desenvolvido dentro do projeto “Megacidades, Vulnerabilidades e Mudanças Climáticas”, concebido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelo Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp. Também participaram do estudo a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Em função das mudanças climáticas, não serão poucas as dificuldades pelas quais o Rio de Janeiro e as Cidades da Região Metropolitana enfrentarão: ondas de calor mais longas, chuvas mais intensas e freqüentes; inundações; alagamentos; diminuição da água doce disponível; temperaturas mais elevadas e aumento do nível do mar, além de problemas de saúde da população, tais como o aumento no caso de dengue (aumento da umidade e mais chuvas) e leptospirose (devido ao aumento de ocorrência de enchentes).

O relatório destaca o problema dos aterros sanitários, principalmente daqueles situados em áreas de possível alagamento. A elevação do nível do mar pode trazer preocupações principalmente no aterro de Jardim Gramacho, localizado próximo à foz dos rios Iguaçu e Sarapuí. Em um cenário mais pessimista, uma possível “ruptura do aterro com o consequente assoreamento do leito desses rios poderá ocasionar o alagamento de grandes áreas na Baixada Fluminense, com prejuízos humanos e materiais incalculáveis.”

Segundo os especialistas, os efeitos das mudanças são irreversíveis, mas podem ser minimizados com adaptação e políticas públicas adequadas, e que sejam adotadas o mais rápido possível.

A população, hoje mais de 11,5 milhões de pessoas, terá que aprender a conviver com eventos mais extremos e freqüentes, e os governos (municipais, estaduais e federal) a conceber uma nova maneira de pensar e executar políticas públicas.

O estudo conclui que a produção de conhecimento a respeito do monitoramento que permitem aumentar a previsibilidade dos fenômenos naturais, aliados a cooperação política institucional das cidades que estão unidas nessa mesma vulnerabilidade - mas que são tratadas como unidades isoladas e não como parte de um mesmo conjunto - são fatores essenciais para a adaptação das cidades, não só do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana, aos desafios que as mudanças climáticas impõem.
- Daniele Bragança - ((O))Eco -

Bom final de semana!

7 comentários:

Aliny disse...

oie Tetê nao consegui deixar comentario no Manancial aparece esse erro>>>Service Unavailable
Error 503....nuxa qta coisa q precisa ser feito com urgencia neh? e os governantes parecem nem tah æ ..o jeito eh o povo começar a fazer passeata ..pq ate agora soh vih passeatas p coisas inuteis..q prefiro nao dizer aki..+ vc sabe do q toh falando neh? lindo fds .....Bjihux

NADJA disse...

Oie doladinha..vc acredita que tem ainda carros de pernas para o ar..pessoas que ñ encontraram nem vão mais ser encontradas. nessa ultima catastrofe aqui perto de Petropolis ...e a prefeitura ñ fêz nada ??é terrivel amiga !!!te juro ñ sei aonde vamos parar !!!bem ..beijus feliz dia dos namorados !!e esqueci de postar seu selinho parabens novamente pelos 3 anos de Eco!!!

MARY disse...

Olá,Amiga Tetê! Como vai? Ficou boa?
Vim ver as 9dades do Eco Blog e convidar pro ARRAIÁ no quintal da COZINHA da "Sinhá" MARY.
Uma Linda Semana!
Beijos no Coração, MARY.

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!Ah... amei o EcoDicas, mas não estou conseguindo linká-lo lá no blog... Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá miguxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Frida disse...

Olá querida! Valiosa esse seu post! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

NADJINHA disse...

Oie cumadezinha o meu arraiá tá uma festa kkk.. hoje tem o Rastapé cantando ..tem
canjica..angú a baiano..escondidinho de carne seca kkk vc ñ vai faltar nê ...beijus uma feliz semaninha
aqui um frioooo...e te espero tb no meu pétalas e rosas..minha terceira homenagem aos poetas !!!
http://petalaserosas.zip.net/