sábado, 23 de abril de 2011

Fraternidade e vida no planeta - parte 3

A cada ano a Igreja Católica no Brasil promove a Campanha da Fraternidade. Como o próprio nome diz, é uma campanha, um mutirão de reflexões e ações em prol da vida.
Neste ano, os cristãos são convidados a refletir e agir sobre a vida no planeta. Estamos diante de um momento crítico na história da terra e precisamos escolher nosso futuro. Como família humana, devemos somar forças para gerar uma sociedade que seja sustentável, baseada no respeito pela natureza, aos direitos humanos, promovendo uma justiça econômica e construindo uma cultura de paz.

Diz a Carta da Terra, em seus valores e princípios básicos para um futuro sustentável: "Respeitar a terra e em toda a sua diversidade. Reconhecer que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente do uso humano".
Por trás deste pensamento percebemos que tudo o que existe tem valor em si mesmo, independente da utilização que fazemos. Por isso, não temos o direito de simplesmente tomar as coisas a nosso bel prazer, mas antes, desenvolver uma ética que respeita o outro como dom, graça, e não porque nos é útil.
Herdeiros que somos dos valores cristãos, este princípio deveria nortear nosso pensar e agir. Assim sendo, esta Campanha da Fraternidade produzirá bons frutos e nos apontará como viver bem em nosso planeta.
- Frei James Luiz Girardi -

Bom final de semana!

Recebi um meme. Se você quiser ler e participar, click aqui!

3 comentários:

Aliny disse...

miguxinha te enviei um pps q fala sobre um povo antes de Cristo +ja tinham um respeito mt grande pela terra e pelos animais...diz o slide q Jesus andou com esse povo dos 13 aos 30 anos..eh mt interessante a historia desse povo q fugiu dos romanos e foram se refugiar nas montanhas..Mar Vermelho +/- assim...veja o slide qdo vc tiver com seu pc..eu t envio de novo ok..amadoreiiiii o post..Bjinhux no seu iluminado core...

Reinaldo Fonseca disse...

JESUS RESSUSCITOU ALELUIA! DESEJO A VC E A TODOS OS LEITORES DESTE BLOG UMA FELIZ PÁSCOA, FELIZ ENCONTRO COM O CRISTO RESSUSCITADO!

REINALDO

Ane disse...

Oi Tetê!Muito boa a Campanha da Fraternidade,o planeta precisa mesmo de nossa colaboração!
Bjos ecológicos!