sábado, 21 de agosto de 2010

Combate à desertificação

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, na segunda-feira (16/08), a Década para os Desertos e a Luta contra a Desertificação (2010 – 2020). O anúncio foi feito durante a 2ª Conferência Internacional Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semi-Áridas, que se realizou entre os dias 16 a 20 de agosto em Fortaleza (CE).
Os 193 países signatários da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) se comprometem a concentrar esforços para sensibilizar e estimular ações, durante os próximos dez anos, por uma maior proteção e melhor manejo das terras secas do mundo, lar de um terço da população mundial, que enfrenta sérias ameaças econômicas e ambientais.
Segundo a UNCCD, globalmente, a desertificação – degradação da terra em zonas áridas – afeta 3,6 bilhões de hectares, somando 25% da massa terrestre, o que ameaça a subsistência de mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de cem países. A terra perdida anualmente no mundo poderia produzir 20 milhões de toneladas de grãos. A degradação progressiva dos solos, seja por consequência da mudança do clima, das práticas agrícolas insustentáveis ou da má administração dos recursos naturais, representa uma ameaça à segurança alimentar, gerando fome entre as comunidades mais afetadas e reduzindo as terras produtivas do mundo.
No Brasil, Minas Gerais, Espírito Santo e os nove estados da região Nordeste são os mais afetados pela desertificação.
Infelizmente não se dá atenção necessária ao problema da desertificação no Brasil, mas, com esse apelo da ONU, acredito que o Ministério do Meio Ambiente passe a dedicar mais esforços no combate à desertificação”, afirma José Roberto de Lima, especialista em desertificação e diretor técnico do Icid-2010.
- Por Rogério Ferro, do Instituto Akatu -

Bom final de semana!

8 comentários:

Luisa disse...

Tal como aí, aqui também temos que combater a desertificação.

Bom fim-de-semana

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Bom final de semana e beijos azuis!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Aliny disse...

Vamos torcer p q se de mais atenção e combate o problema da desertificação...D+ esse seu cantinho q nos esclarece mt...Bjinhux

Sonja Yeda disse...

Tetê, hoje tive tempo de percorrer mais alguns de seus espaços virtuais e todos os que já estive me encanto! Estou seguindo todos! Beijos Sonja Yeda

Fabia disse...

O solo bem manejado pode render muito mais, e diminui a necessidade de desmatar novas terras. Os governos devem sim dar mais incentivo ao desenvolvimento de tecnologias para o solo e instruções ao produtor. Dependemos do solo para produzir nossos alimentos, ele é a base de nosso sustento, merece tanta atenção como a água e o ar!

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Ane disse...

Olha só,isso aí é muito grave mesmo.Me falha agora a memória,mas tem um lugar aqui no nordeste que virou deserto com todas as características!Agora eu vou no "Made in Forest",viu?Bjo ecológico!

☆┌─┐ ─┐☆
 │▒│ /▒/
 │▒│/▒/
 │▒ /▒/─┬─┐
 │▒│▒▒│▒│
┌┴─┴─┐-┘─┘
│▒┌──┘▒▒▒│
└┐▒▒▒▒▒▒┌┘
 └┐▒▒▒▒┌┘
_♥♥♥♥__