sábado, 31 de julho de 2010

Biodiesel de penas de galinha JÁ

O mundo tem um gigantesco apetite pelos produtos avícolas. A cada ano são acumulados 5 bilhões de quilos de resíduos de aves, a maior parte utilizada como alimento para animais e fertilizantes agrícolas. Centros de pesquisas dos Estados Unidos, com o apoio de empresas americanas, vêm desenvolvendo processos para a produção de biodiesel a partir de penas de galinha.Farinha de restos de frango, incluindo penas, além dos altos percentuais de proteína e nitrogênio tem 12% de gordura, matéria-prima para a produção de biocombustível, informam os pesquisadores. Uma tonelada de pena pode produzir 69 litros de biodiesel. Estatísticas mostram que a quantidade de farinha de pena gerada pela indústria avícola a cada ano poderia produzir 580 milhões de litros de biodiesel, por ano, nos EUA e 2,2 bilhões litros, por ano, em todo o mundo.
Segundo o IBGE o Estado do Paraná lidera a produção de frango no país. No primeiro trimestre de 2009, 1,12 bilhão de frangos foi abatido em todo o país. Desse total, o Paraná abateu 297,3 milhões de cabeças, 26,5%. O segundo maior produtor foi Santa Catarina com 211,3 milhões, seguido do Rio Grande do Sul com 158,8 milhões de cabeças abatidas. Os recordes paranaenses na produção de frango também poderão gerar recordes de mobilidade no transporte público movido à pena de galinha, contribuindo para o fortalecimento da economia rural e ajudando a diminuir o inchaço das grandes cidades.

Instituições inovadoras ajudam a sociedade a despertar para soluções como o biodiesel de pena de galinha, um simples exemplo externo a ser somado a tantos outros projetos guardados como prata da casa nas prateleiras de respeitadas instituições como a Universidade Federal do Paraná, a espera de encontros entre academia e empresa, colocando o conhecimento a serviço das comunidades.
- Por Eduardo Athayde, do Instituto Akatu -

Bom final de semana!

9 comentários:

Luisa disse...

Ora aqui está uma coisa que desconhecia. Há muito para fazer e para aprender.

Bom domingo Tetê

Fabia disse...

Olá! Fiquei feliz por ter gostado do meu blog, obrigada!
Muito interessante isso de fazer biodiesel com penas, eu realmente não conhecia!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Aliny disse...

oie Tetê essa euzinha desconhecia.. mt legal seu post..se eu gosto de comer frango? depende...desde q nao vejo matar :( no sitio do meu tio tenho um frango o nome dele eh Biju e uma galinha a Morena :) qta coisa se pode fazer neh...agora com penas descobri hoje aki no seu cantinho... Lindo fds..Bjinhux

Ane disse...

Ei Tetê,isso pra mim é novidade,parece uma boa idéia realmente.Reaproveitar o que se perde é sempre bom pra nosso planeta.Beijo...verde ecológico!

ONG ALERTA disse...

A criatividade é uma loucura, paz.
Beijo Lisette

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Você é uma blogueira biônica!Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e um final de semana abençoado! Samantha