sábado, 13 de março de 2010

Consumo consciente - Reciclagem(1)

Leve sua própria sacola ao fazer compras: assim você deixará de usar (e, posteriormente, descartar) vários sacos plásticos. Se não for possível, procure encher bem os saquinhos para reduzir a quantidade deles que você leva para casa e que irão parar no lixo.
Este tipo de saco, que, em São Paulo, por exemplo, corresponde a 40% das embalagens jogadas no lixo, demora 450 anos para se decompor e ocupa de 15% a 20% do volume de um lixão, embora corresponda a apenas de 4% a 7% de sua massa. Portanto, seu uso deve ser evitado.

Compre somente o necessário: o primeiro passo para combater o excesso de lixo é combater o excesso de luxo. Evite fazer compras por impulso e não consuma além de suas possibilidades, para não desperdiçar (e não se endividar). Planeje bem antes de ir ao mercado e evite comprar grandes volumes para estoque. Quanto menos você comprar, menos vai jogar fora.
- dicas do Instituto Akatu -

Bom final de semana

5 comentários:

Luisa disse...

Olá Tetê,

Por cá, também já se usa o saco próprio, contudo ainda é preciso consciencializar as mentes. :-)

Obrigada pelas palavras amigas.

Beijinhos

Luisa

Aliny disse...

Tetê sem as sacolinhas de plasticos nao tem como jogar o lixo ...ate pq eh obrigado a colocar em sacolas de plasticos e jogar no lugar onde fica separado os lixos..tem os reciclaveis...etc etc..tem ate um homem q vem pegar ...garrafas..etc..nao tem jeito tem q ter onde jogar o lixo...e como q vc faz p jogar seu lixo fora??? eu nao entendo mt + sei q eles fazem ate moveis reciclando os plasticos..temos q ver tudo isso neh...agora tem akeles q jogam na rua isso nao pode ...

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Vou divulgar a "Hora do Planeta" no meu blog!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha.

Ane disse...

E eu assino embaixo,concordo plenamente!Parabéns pelo post!Bjos ecológicos!