sábado, 19 de dezembro de 2009

Fracasso histórico

Várias ONGs, como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Oxfam, Avaaz e Amigos da Terra, criticaram duramente o "fracasso histórico" que supõe o Acordo de Copenhague na luta contra a mudança climática.

O documento, estipulado por cerca de 30 países, foi reprovado pelas ONGs por sua falta de ambição, após circularem as primeiras minutas. "Após anos de negociações, há uma declaração que não vincula ninguém e não garante o futuro das gerações vindouras", manifestou o chefe da Iniciativa Global do Clima da WWF, Kim Cartensen.

O texto omite qualquer referência às reduções globais do bloco industrializado para 2020 e 2050, como propunha a ONU, e se limita a reunir os objetivos de redução de emissões poluentes anunciadas por cada país antes da reunião em Copenhague.

O documento é um "fracasso histórico" que representa o "colapso dos esforços internacionais" de assinar um acordo vinculativo que possa deter a "catastrófica" mudança climática. Os líderes devem voltar à mesa de negociação no início de 2010 para adotar decisões políticas urgentes. Milhões de pessoas de todo o mundo não querem ver morrer em Copenhague suas esperanças de um acordo ambicioso, justo e vinculativo. Ao atrasar a ação, os países ricos condenaram milhões de pessoas mais entre as pobres do mundo à fome, ao sofrimento e à perda da vida conforme a mudança climática se acelera.
- edição de matéria retirada do Portal Terra -

Eu, pessoalmente, não esperava que os problemas fossem solucionados em Copenhague, mas foi simplesmente ridículo! Muita gente, muito estardalhaço para nada. é muito dinheiro gasto prá nada... é revoltante! E já estão se preparando para novo encontro em 2010! Estão a fim de passear e confraternizar às nossas custas!

Com este, encerro as atividades do EcoBlog por 2009, na esperança de em 2010 não ver mais ações como esta!
Boas festas e até 2010!

3 comentários:

Aliny disse...

Infelismente eh assim amiguinha..triste neh! eles nao pensam em como seus netos vao sobreviver sem agua..etc etc..e vao se preocupar com os animais..passaros..etc q estao morrendo por conta da ganancia dos homens...sera q eles pensam q vao levar no caixao tds os bem materiais??? pessoas sem fé agem dessa maneira.. adorei o texto..apesar de triste eh a realidade..vou levar seu miminho q eh lindo d+;;;obg pelo miminho...tem miminho novo de Natal no bauzinho passa la e pega tah.. fique com Deus..Bjinhux

Letícia Leal disse...

Hm... É verdade que devemos entrar 2010 pensando mais no planeta... E seria bom mesmo começar cuidando das praias que recebem queima de fogos e entram o ano com lixo na areia.
=/

O eco blog ta lindo! o/
Bjs

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!