sexta-feira, 12 de junho de 2009

Soluções Ecológicas JÁ


Prefira produtos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos.
;
Quando for comprar um carro, dê preferência aos modelos movidos a álcool. A queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, aumenta a liberação de gases que destróem a camada de ozônio. A gasolina e o diesel são derivados do petróleo, um recurso não-renovável de energia.
;
Não use processos de lavagem a seco, que são altamente tóxicos. Compre somente peças que você pode lavar pessoalmente.
;
Apesar de ser cancerígeno e proibido em diversos países, o amianto ainda é utilizado em larga escala no Brasil, principalmente em caixas d'água e telhas de fibrocimento. As alternativas ao amianto, como as telhas de cerâmica, evitam danos à saúde, incluindo a dos trabalhadores envolvidos na construção.
;
Evite o uso de vernizes líquidos, que liberam gases tóxicos durante a secagem e podem durar meses no meio ambiente. Se for absolutamente necessário, use os de poliuretano de dois componentes e mantenha forte ventilação enquanto os odores estiverem presentes.
;
Não consuma bebidas em garrafas PET. Por entupirem bueiros e galerias, elas são uma das principais causas de enchente nas grandes cidades.
;
Evite a compra de produtos de limpeza que contenham cloro, formaldeído e solventes, como tricloroetileno, metileno, nitrobenzeno etc. Se a informação no rótulo do produto não estiver clara, consulte o fabricante. Não compre produtos de composição desconhecida.
;
Ao comprar um produto, preste atenção na embalagem que você está levando. Recuse as que não informam a sua composição química e eleja as ecologicamente corretas.
;Prefira móveis feitos de material reciclável/reciclado (vidro, metal etc.).
;
Não seja cobaia de experimentos de multinacionais. Não consuma alimentos transgênicos ou geneticamente modificados. Seus efeitos para a saúde e o meio ambiente ainda não são conhecidos.
;
Para lavar a louça, não utilize detergentes comerciais que produzem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão em pedra dissolvido em água quente. Se necessário, adicione vinagre para limpeza de gorduras. Em panelas e fôrmas queimadas, cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.
;
Na compra de carpetes, evite fibras sintéticas em favor dos materiais naturais, como algodão e lã. E compre somente aqueles que não foram tratados com inseticidas, fungicidas e impermeabilizantes.
;
Compre somente móveis com “selo verde”. A certificação da madeira quanto à sua origem é uma garantia de que provém de áreas de reflorestamento ou de manejo florestal sustentável.
;
Exija que os fabricantes de geladeiras utilizem a tecnologia greenfreeze, que não ataca a camada de ozônio nem aquece o planeta.
;
Prefira comprar fogões e fornos a gás. Os elétricos consomem mais energia.
;
Use tintas com formulação não tóxica. Quando isto não for possível, prefira usar tintas à base de água, evitando aquelas à base de solvente. Você estará diminuindo a emissão de gases tóxicos. Além disso, os materiais utilizados na pintura poderão ser limpos apenas com o uso de água.

- Consciência.Net -
;
Que legal! Estou em destaque no DivulgaBlogs!
Fui indicada pela Anjinho de Deus.
Obrigada querida!

5 comentários:

DivulgaBlogs disse...

Parabéns! Sua amiga Anjinho de Deus indicou seu blog para ser destaque no DivulgaBlogs! Agora eu te convido a passar em nossa página e indicar um dos blogs amigos seus! Um forte abraço da equipe do DivulgaBlogs.

Aliny disse...

q d+ o texto amiguinha ...diks otimas..+ os produtos organicos sao mt kro...nem dah p comprar..tomate a minha mae usa p fazer em sopas ...ela cozinha pq soh lavar ela fala nao pode...eu acho q p termos produtos organicos temos q comprar uma terrinha e plantar :P na casa da minha bisa no interior tem horta...se bem q ate no interior o povo tem quintal + tem preguiça de plantar uma cebolinha...hortela.. verdade Tetê eles cimentam o quintal todinho..
e ate os passarinhos q viviam nas matas estao brigando com os pardais por comida..na casa da minha bisa as jabuticabas caiam no chao de tanto q o pe ficava carregado...ano passado nao teve jabuticabas..os passaros comeram as sementinhas..
:( q tristeza neh...parabens pelo destaque...seu blog e vc merece... Bjinhux

Ane disse...

Adorei as dicas ecológicas Tetê!Muitas delas eu já faço,preciso fazer mais!Bjos ecológicos!

Samantha: disse...

A Paz do Senhor e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boas dicas! Eu pratico várias. Faço o possível para ajudar ao Planeta! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!