sexta-feira, 5 de junho de 2009

Festa dupla!

Dia do Meio Ambiente e Ecologia
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Mas em face da "vida moderna", os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixo é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
- Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia -
- Equipe Brasil Escola -
;
05 de junho é também aniversário do EcoBlog!
Ofereço a você o selo comemorativo que está na coluna à direita.

6 comentários:

Aliny disse...

Oie miguxinha ...o texto eh exclente .. explica tudinho nos minimos detalhes..hoje teve palestra no colegio sobre [Meio Ambiete] infelismente as pessoas jogam lixo em qualquer lugar :( parabens pelo niver do EcoBlog...
um otimo fds.. vc melhorou da gripe??? espero q sim.. Bjinhux

PIPINHA disse...

AU,AU! Tia Tetê !
Parabéns ao EcoBlog e ao Meio Ambiente!!!
Não sabia que hj era o Dia do Meio Ambiente! Não ouvi na TV nada sobre isso!!!
Parabéns tb pelo belo post!!!
O "Amor está no ar" em meu bloguinho! Pena que estou só!
Mas veja a mais Bela Cena de Amor dos Desenhos da Disney,na "minha" opinião!rss...
Lambeijokas,PIPINHA.

Ane disse...

Parabéns pelo primeiro ano de Ecoblog!Tomara que haja muitos outros!Também falei da semana do meio ambiente lá no blog,muita coisa precisa ser feita pra ajudar nosso planeta!Um beijo e estou levando o selinho!

Anjinho de Deus disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Parabéns pelo aniversário do blog! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Maria Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz do Senhor e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!