segunda-feira, 25 de maio de 2009

Chuva ácida JÁ

Ela é formada por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis. Quando chegam à terra no formato de chuva ou neve, estes ácidos danificam o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc.
A chuva ácida pode até mesmo causar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Causando a poluição de rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças do sistema respiratório.
Este fenômeno tem crescido significativamente no Brasil, Rússia China, México e Índia. O setor industrial destes países tem crescido muito, porém de forma descontrolada, afetando negativamente o meio ambiente. Nas décadas de 1970 e 1980, na cidade de Cubatão (litoral de São Paulo) a chuva ácida causou muitos danos ao meio ambiente e aos moradores.
Os ácidos poluentes lançados no ar pelas empresas, estavam causando muitos problemas de saúde na população da cidade. Foram relatados casos de crianças que nasciam sem cérebro ou com outros problemas físicos.
A chuva ácida também causou desmatamentos significativos na Mata Atlântica na região da Serra do Mar. Estudos feitos pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza) indicaram que nos países ricos o problema também ocorre. No continente europeu, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas estão sendo danificados pela chuva ácida e outros tipos de poluição.
Curiosidade: o termo chuva ácida foi usado pela primeira por Robert A Smith, na Inglaterra durante a Revolução Industrial (meados do século XIX).
- texto do site todabiologia.com -

8 comentários:

Ane disse...

Eu já ouvi este termo muitas vezes,faz tempo que isso acontece,né?Ao meu ver quanto mais indústrias existirem por perto pior pra quem mora por ali,o problema é o que fazer pra pelo menos diminuir este fenômeno...

Aliny disse...

Lendo o comentario da Ane penso q deveria descobrir algo p q as industrias poluirem menos..parar as industrias nao pode neh? entao q se faça algo o + rapido possivel pq a coisa tah feia :(

Anjinho de Deus disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Tenho a impressão que colocando filtro nas indústrias esse problema é resolvido, não? Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz do Senhor e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

NADJA disse...

OIE DOLADINHA BLOGGER TB É CULTURA VIU!!! LEGAL A POSTAGEM SOBRE A CHUVINHA!!!!!!
TROUXE PARA VC!!!
Há pessoas que nos falam e nem as escutamos;
Há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam.
Mas há pessoas que, simplesmente, aparecem em nossa vida...
E que marcam para sempre!!!!
OTIMA SEMANINHA !!!BEIJOKINHAS ESTALADAS SABOR DE MOUSSE DE LIMÃO KKKKKK

PIPINHA disse...

AU,AU! Tia Tetê !
Parabéns ao EcoBlog e ao Meio Ambiente!!!
Não sabia que hj era o Dia do Meio Ambiente! Não ouvi na TV nada sobre isso!!!
Parabéns tb pelo belo post!!!
O "Amor está no ar" em meu bloguinho! Pena que estou só!
Mas veja a mais Bela Cena de Amor dos Desenhos da Disney,na "minha" opinião!rss...
Lambeijokas,PIPINHA.