segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pantanal X Seca

Pantanal vive período mais seco desde 1974 e futuro preocupa especialistas:

O Pantanal mato-grossense experimenta, em 2009, o período mais seco dos últimos 35 anos e as mudanças climáticas podem tornar este tipo de fenômeno mais recorrente nas próximas décadas. O alerta é do pesquisador da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier. “Este ano será bastante atípico. Vai ser realmente seco. Já temos detectados focos de incêndio e a incidência de queimadas deve ser alta até o fim do ano”, afirmou Bergier.


Entre 1974 e 2008 o nível do Rio Paraguai se manteve sempre alto, na faixa entre 3 metros e 5 metros. Este ano a projeção dos especialistas é de que fique abaixo dos 3 metros. A última seca prolongada na região ocorreu entre os anos de 1963 e 1973. Não é possível afirmar que vá se repetir um ciclo parecido. O prognóstico indica até um aumento de precipitação na região até 2050. Entretanto, também não permite descartar a preocupação com novas situações atípicas.


Hoje estamos vendo um ano muito seco e daqui para frente é uma incógnita. Pode haver manutenção de níveis máximos, mas as mudanças climáticas podem ter outros efeitos no Pantanal como o aumento da ocorrência de eventos extremos, disse Bergier.


As chuvas acima da média histórica no Norte e Nordeste estão relacionadas, segundo Bergier, ao fenômeno La Niña, que amplifica as chuvas naquelas regiões e, ao mesmo tempo, torna o clima mais seco na Região Sul. As causas da seca vigente no Pantanal ainda não estão claramente detectadas.Ainda não temos uma explicação consistente. Pode ter relação com erupção vulcânica, mas ainda não existe um fenômeno compreensível para explicar esse período de seca”, afirmou Bergier.
- Fonte: Marco Antonio Soalheiro/ Agência Brasil -


É preocupante... O alerta foi dado. Não dá prá brincar mais com a Natureza.


6 comentários:

Aliny disse...

Nuxa Tetê como tah ficando zuado os climas.. chove em algumas regiões por d+ em outras eh a seca..eh realmente nao dah p brincar mais com a Natureza..ÔOOO dozinha dos jacarezinhos :( q tristeza..e o povo soh pensa em ganhar dinheiro sem se preocupar com + nada..triste realidade..amiguinha uma otima semaninha p vc e familia.. Bjinhux

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Paula Pereira disse...

Olá Teresa, desculpe a minha ausência tão prolongada, pois a falta de tempo tem sido muita, mas você não está esquecida.
Quando ao estado do nosso planeta eu temo que seja já irreversível.
O clima está cada vez mais alterado em relação a secas, a inundações e outras variações climáticas.
Beijocas e até breve.
Paula

Anônimo disse...

MINHA QUERIDA

ESTOU FAZENDO MINHA PARTE COM MEUS ALUNOS E PAIS DE BAIXA RENDA,ESCLARECENDO SOBRE NOSSO PLANETATERRA!

BJJJJJJJJJJJJJo

Ane disse...

Puxa vida,é impressionante...
Começou a chover no sul,vc viu?O pessoal estava até racionando água!Que loucura de clima!

Unknown disse...

Oi Tete!
Estou sentindo falta da minha interação nos blogs. Estou coordenando um projeto novo em Blumenau: Polo da UAB. Isto tem tomado mau tempo de forma quase total. Quanto ao seu post: tenho o privilégio de visitar o Pantanal várias vezes.Aquele ecossistema me preocupa muito, a ocupação desvairada da região centrooeste, o uso de defensivos, a criação de gado, o uso de máquinas agrícolas, o pouco debate público... Vou lá periodicamente e no registro de fotos que faço percebo o quanto toda aquela região precisaria de um olhar mais cuidadoso!!!