segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O planeta reage ao homem JÁ

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e ficam na camada de gases ao redor da Terra.Isso forma uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar: é o efeito estufa, causador de vários impactos negativos sobre as pessoas e a natureza.

No passado, o clima da Terra mudou devido a circunstâncias naturais da atmosfera. As mudanças que presenciamos hoje e as que são esperadas, vão ocorrer principalmente por causa do comportamento humano: o ser humano está simplesmente lançando na atmosfera gases causadores do efeito estufa em excesso.

Desde a Revolução Industrial, os seres humanos começaram a queimar combustíveis fósseis maciçamente para abastecer veículos, aquecer casas, produzir e vender produtos, e gerar energia. Essa queima lança na atmosfera gases de efeito estufa. O mais importante deles é o dióxido de carbono (CO2). O resultado é um acúmulo de gases acima do normal, resultando no acúmulo de gases.

O desmatamento também lança na atmosfera gases de efeito estufa. Ao serem cortadas e queimadas, as árvores liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas. É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4o. maior emissor do planeta.

O aumento do dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera acaba engrossando o cobertor de gases na camada atmosférica, o que resulta em calor demasiado capturado pela atmosfera terrestre. Isso causa o aquecimento global: as temperaturas mundiais aumentam e provocam as mudanças climáticas.

Consciente disso, o desafio é fazer com que o mundo desenvolva ações sérias de combate às mudanças do clima.- WWF Brasil -

10 comentários:

Anônimo disse...

O aquecimento global é uma realidade que a gente já sente no nosso dia a dia.Esta tragédia de Santa Catarina é um exemplo disso.A atitude de mudança tem que ser de todos nós.Um beijo!

Anônimo disse...

o texto eh bem esclarecedor..se bem q tds jah sabem neh..agora eh h de começar a fazer algo.. mt bom o texto..

Marizza Semeadora disse...

Você quer que os reservatórios da graça divina caiam sobre sua vida? Evangelize! Dê este presente para Jesus. Mande muitos emails e mensagens para aqueles que você conhece e até para quem você não conhece. Boa semana! Paz e Bem!

Anônimo disse...

Infelizmente a realidade do aquecimento global está mais que evidente... As alterações climáticas estão mais que frequentes, ora faz sol, ora faz calor. Podemos sentir as quatro estações do ano em um só dia. Mas infelizmente as pessoas não notam isso e acabam destruindo mais e mais...

Beijos, Flor!!

Anônimo disse...

Oi Tetê!
Muito importantes suas reflexões!
Quanto a tragédia de SC uma conjução de fatores: chuva demais, irresponsabilidade no uso do solo, ausência de políticas públicas relacionadas aà ocupação do espaço físico. E aí todos falam em recuperar, reconstruir, poucos discutem uma análise mais profunda do ocorrido.
Marisa / Blumenau

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Anônimo disse...

BOA NOITE QUERIDA AMIGA TETÊ!!!

TUDO CERTINHO COM VOCÊ? ESPERO QUE SIM =D
AGORA FIQUEI COM MEDO! RSRS... VOU LÁ PEGAR RAPIDINHO ANTES QUE EU APANHE DE CHINELO, RSRS...
ESTOU ANCIOSA TAMBÉM PARA VER A DECORAÇÃO! JÁ OUVI FALAR QUE É A MAIS LINDA =D
OBRIGADA PELO AWARD FLOR! VOU PEGAR, OK?

OBRIGADA PELO CARINHO DEIXADO NO MEU CANTINHO
E TENHA UMA ÓTIMA SEMANA.

BEIJINHOS NO CORAÇÃO DA SEMPRE AMIGA TATY

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! No post de hoje tenho uma matéria sobre a alegria que contagia! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!

Anônimo disse...

Oi Tetê!Já tinha vindo aqui sim,não me lembro quantas vezes.No Natal estou livre lá no trabalho,mas estarei de plantão no reveillon.Patty e Bella já chegaram sim,comprei as duas no mesmo dia,ô estrago....

Paula Pereira disse...

Olá amiga, passei para desejar um bom fim de semana e para ver as novidades.
Beijinhos

Paula Pereira