sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aquecimento Global já

A Royal Society (academia britânica de ciências) vai estudar uma série de propostas inusitadas para reduzir o impacto do aquecimento global sobre a Terra, incluindo a colocação de espelhos no espaço para desviar raios solares.

Vários projetos de "geo-engenharia" foram apresentados. Além dos espelhos, outros cientistas sugeriram estimular o crescimento de algas nos oceanos para absorver dióxido de carbono, ou borrifar "sprays marítimos" sobre as nuvens para que elas fiquem mais brancas e possam refletir os raios solares.

A Royal Society afirma que todas as propostas - não importa o quão mirabolantes - têm de ser propriamente analisadas. Mas grupos ambientalistas alertam que as soluções tecnológicas não devem desviar a atenção do problema de reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa.
Um grupo de engenheiros e cientistas que estudam o clima deve analisar os projetos e publicar um relatório em meados do ano que vem. Entre as idéias também está semear partículas na atmosfera para atuar como um bloqueador solar planetário.

Segundo o professor Andrew Watson, da Universidade de East Anglia, que é membro do grupo, "algumas da idéias podem ter efeitos colaterais desagradáveis, algumas podem ser muito caras e outras podem não funcionar. Sentimos que há uma variedade de idéias como essas por aí, e um crescente interesse por elas. Nenhuma das idéias é claramente maluca”.

O objetivo do estudo é providenciar o primeiro passo útil para definir os parâmetros e limitações dessas idéias e oferecer recomendações sobre quais merecem maior atenção. Em muitos casos, algumas das propostas podem ter efeitos danosos não intencionais ao meio ambiente. Um dos objetivos do grupo é investigar esses potenciais efeitos colaterais e estabelecer que tipo de pesquisa deve ser encomendada. – Délcio Rocha –
Abrirei parênteses aos assuntos ecológicos para dizer que hoje é o Dia do Saci, dia criado em contraproposta ao Halloween que a mídia importou para o nosso País, nada tendo a ver com o nosso folclore, hábitos e costumes. Com folclore tão rico como o nosso, por que inserir abóboras e o grande bruxo nas nossas crianças?
Hoje é dia de Blogagem Coletiva sobre esse tema. Estou participando no
ENTRE AMIGOS. Dá uma chegadinha lá e, deixe comentário, certo?

5 comentários:

Paula Pereira disse...

Olá Teresa
Passei para desejar um
bom fim de semana.

Paula

Samantha: disse...

Querida... A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Não deixe de à missa, heim! Domingo sem missa, semana sem alegrias!!! Te amo em Jesus! Tenha um final de semana abençoado!

Anônimo disse...

Boa noite querida Tetê!!!

Tudo bem com você amiga?
E o final de semana? Deu para descansar?
É verdade flor! Aonde vamos parar, não é mesmo?
O tempo está voando. E depois a gente reclama dos cabelos brancos, rsrs...
Passei para agradecer de coração o carinho
deixado na CASINHA DAS GIFS.

Um forte abraço e tenha uma semana
recheada de saúde :)
Sua sempre amiga TATY

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! No post de hoje tenho uma matéria sobre a cura da Aids! Na verdade, o melhor ainda é prevenir! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!