sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nave Azul já

“Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de vôo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.



A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura aumentar 0,6ºC no último século. Neste ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente.
Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto, cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.
A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupado por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranqüila, sem agonia ou sofrimento.
Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros encontram-se subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.
A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica, seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui.
De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo. Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de vôo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada, e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.”
'''
Trecho do livro “Mundo Sustentável” de André Trigueiro.

11 comentários:

Samantha: disse...

Não podemos deixar nossa nave azul perder o rumo! Obrigada pela visita! Um final de semana abençoado! A Paz de Jesus e o Amor de Maria

Anônimo disse...

eh triste ver td isso acontecendo neh? e as pessoas soh se preocupam em ganhar dinheiro sem pensar nas consequencias..eh kda um olhando p seu proprio umbigo.. mas tem akeles q se preocupam..mas se tds olhassem na msm direção do bem a natureza seria um paraiso..

Anônimo disse...

OIEEEEEEEE..... PASSANDO PARA DAR UM CHEIRINHO E CONTAR MAIS UM PONTINHO, RSRS....
BEIJOCAS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA AMADA.
SUA SEMPRE, SEMPRE DINDA TATY

Anônimo disse...

Amiga tenho pena dos meus filhos pois ta ficando cada vez pior e isso esta andando muito rápido
Bjkas ACHEI TETÊ

Anônimo disse...

Olá,Amiga Tetê!
Vim agradecer seu carinho e desejar um Lindo Fim de Semana!
Pena que nem todos passageiros desta nave são de Paz!!!
Tem um novo Entrevistado na minha "Cozinha"! Vá ver quem é!!!
Beijos,
MARY.

Mabel disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Tenha uma semana abençoada! Paz e Bem!

titofarpas disse...

Temos que atinar o rumo dessa nave...
Beijos

Zéza disse...

Obrigada pela visita! Se você usa alisante no cabelo deve ler o meu post dessa semana! Beijos azuis!

Anônimo disse...

PIIIIIIIIII CHEGUEI COM MINHA NAVE..NOSSA ESTOU CANSADINHA DE PERCORRER TUDO KKKK,,,SUA CASA É GRANDE EM TETEQUINHA KKKKKK,,,MAS AMEI VALEU A PENA PILOTAR OS COMODOS TODOS... SERÁ QUE FALTOU ALGUNS KKKKK ;;;;DEPPOIS ME CONTA FUIIIIIIIIIIZUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Anônimo disse...

querida amiga, belíiiiissima postagem!O assunto escolhido foi exelente! adorei vir aqui nesse cantinho tambem. bjs. de luz
selene.
www.sabor-carinho.myblog.com.br

(A Mónada) e MARLIZ disse...

Também tenho viajado numa NAVE AZUL, ora vê lá em: http://nave-azul.blogspot.com.

Gostei muito do teu BLOG sobre este nosso maravilhoso Planeta. Mas nota que eles tem algo único no Universo.

Consciência viva e criadora.

Um abraço cheio de LUZ.

Fica bem