quarta-feira, 11 de junho de 2008

O que é Ecologia?

Ecologia não é palavra complicada. Quer dizer, em grego: “estudo da casa”. Não da nossa casa, onde moramos, mas a “casa de todos”= o mundo.
Assim, Ecologia quer dizer: estudo do mundo. Tudo o que fazemos ou aquilo com que mexemos tem de ser estudado, pesquisado, e por fim respeitado. Pesquisar ou estudar é a mesma coisa que investigar.
Assim, o estudo do mundo compreende a investigação, ou seja, a verificação de como anda o mundo, como ele se formou e como está se comportando, nos dias atuais.
O mundo conhecido por nós é o planeta Terra, onde vivem homens, mulheres e animais de todas as raças, além de insetos e demais espécies.
Ecologia se preocupa com o mundo todo, porque todos vivemos dependendo uns dos outros. Ecologia estuda, ainda, tudo que acontece com o clima dos países, produção, trabalho, moradia, qualidade de vida etc.
Ecologia é uma ciência, ou seja, uma forma de investigar tudo. O papel da ciência é investigar, achar os erros e apontar o caminho para consertar tudo. A ecologia quer que o mundo seja consertado, para que não se derrubem as florestas, não se acabem os animais, os pássaros, as baleias... Para que não se estraguem os rios e os mares...Para que todos os seres, inclusive os homens, sejam respeitados, juntamente com a natureza.
A terra não pode ser utilizada de qualquer maneira, mesmo que seja para plantar; é preciso, é necessário bastante estudo e pesquisa sobre o que fazer e como conservar a terra. Nós dependemos dela para viver! Isto quer dizer que podemos plantar, tirar algumas árvores para essa prática, mas temos que ter muito cuidado com o que fazemos.
'
Na próxima semana vamos ver como plantar, sem destruir!


4 comentários:

Anônimo disse...

lembrei Tetê na aula de historia o prof falow q nao pode fik plantando sempre a msm coisa tipo se fik plantando cafe por mt tempo o solo perde a fertilidade +/- assim q entendi..

Mabel disse...

EcoAmiga! Tudo bem? Me faz muito feliz a sua presença no meu blog! Obrigada! Te ofereço o meu award e o prêmio "Proximidade". Bom final de semana. Paz e Bem!

Ane disse...

Tetê,este cantinho ecológico eu ainda não conhecia.Muito bom,parabéns!O assunto é super atual!

Anônimo disse...

tETECA

PARABÉNS PELO BLOG LINDO!!!