sábado, 1 de setembro de 2012

Hortas urbanas nas lajes

Técnica de horta orgânica envolve materiais simples e baratos. Foto: Fabíola Ortiz

Rio de Janeiro, 5ª feira, 30/8, nas comunidades irmãs da Babilônia e do Chapéu Mangueira, formou-se a primeira turma do curso de Agricultura Urbana Orgânica. Localizadas no Leme, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, foi lá que um grupo de moradores se voluntariou para aprender as técnicas de como montar um canteiro em casa. Nesse caso, na laje.
Isso é uma tendência das grandes cidades de ter uma horta nas lajes e no alto dos edifícios. Não só pela alimentação orgânica com produtos mais frescos, mas por encurtar distâncias e gerar renda. Ainda tem o efeito benéfico em relação à mudança do clima, pois (com o telhado verde) a incidência solar não é refletida tão fortemente como numa laje de concreto”, explicou a presidente executiva do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, instituição facilitadora da iniciativa.

A horta orgânica faz parte do projeto chamado ‘Rio Cidade Sustentável’ que foi apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho. Ela cabe em qualquer lugar... ocupa pequenos espaços em lajes ou quintais!
Os materiais utilizados para fazer os canteiros são os mais variados possíveis. Os moradores da Babilônia e do Chapéu Mangueira encheram de terra telhas tipo calhetão, sem amianto, usadas para grandes coberturas. Também usaram sacolas feitas com uma lona agrícola atóxica para plantas com raízes mais profundas, como o caso de leguminosas. É possível fazer uma horta até com garrafa PET... As duas comunidades vizinhas já contam com 10 hortas, cada uma com três canteiros de 3 metros por 1,20 m.

Uma horta orgânica não tem mistério garante o morador Luiz Alberto de Jesus, de 52 anos, o Beto, um dos alunos que completou o curso. Ele é dono de uma laje e compartilha a horta com mais quatro vizinhos. “Produzir não tem mistério, em uma área mínima já pode fazer um canteiro”, conta.
A horta de Seu Beto tem alface, agrião, pimenta, alecrim, hortelã, tomate cereja, alface americana e rúcula. Ele mexe na terra, pelo menos, duas vezes por dia. A primeira colheita será feita em fevereiro de 2013, e os alunos esperam com ansiedade. Tudo vai ser para consumo próprio e para doar para as escolinhas na comunidade.
A dona de casa Reina Maria Pereira da Silva, de 58 anos, também foi aluna. Hoje, ela já fala em fazer uma feirinha de produtos orgânicos e foi convidada para ajudar a montar outras três hortas na Ladeira dos Tabajaras, outra comunidade próxima no bairro de Copacabana. Além da horta, os moradores também estão desenvolvendo minhocários, usados para fazer compostagem com o lixo orgânico. "É uma nova cultura, pois tudo pode ser aproveitado, desde o talo do alimento até os resíduos no adubo orgânico”, diz Marina Grossi do CEBDS.
- Fabíola Ortiz - ((o))eco -



Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

 Bom final de semana!

Editando em 03/9...
Que surpresa boa...
Recebemos destaque na Casinha das Gifs!
É a casa da dinda de uma de minhas casinhas que o provedor não existe mais... mas ela é minha eterna dinda! Obrigada Tati!

8 comentários:

✿ chica disse...

Que iniciativas legais e importantes essas ! Só podemos aplaudir! beijos,ótimo SETEMBRO! chica

Mimirabolante disse...

Legal msm !!!Tetê foi um prazer te ver lá em casa !!!bjcas e esteja sempre por aqui !!!e por lá tbm!!!!

Zéza disse...

Oi querida! Aqui nessa minha filha, não precisamos usar a laje pois temos quintal e ele é muito bem aproveitado! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá dinduxinha! Não canso de dizer que seus cantinhos são muito bons! Beijos cintilantes. Morgana

ONG ALERTA disse...

Se todos soubessem plantar seria maravilhoso, beijo Lisette.

Frida disse...

Olá querida! Valioso esse seu post! Aqui eu faço minha horta caseira aproveitando galões de produto de limpeza. É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

Tetê disse...

JÁ POSTEI NO FB