sábado, 8 de setembro de 2012

Cidades para bicicletas, cidades para pessoas

Foto: Zé Lobo - Transporte Ativo - http://www.ta.org.br/

A campanha eleitoral está em pleno curso no Brasil e bicicleta é tema central nas grandes cidades. Os motivos são bastante óbvios. O colapso na circulação de pessoas e perda de qualidade de vida são temas que afetam diretamente a população e que estão no raio de ação de prefeitos e vereadores.
Com a chegada de setembro, virá logo mais o Dia Mundial Sem Carro(22/9), efeméride que esse ano será em um sábado. É de se antecipar grandes pedaladas, eventos de campanha e muito candidato cheio de promessas que não serão cumpridas ao longo dos próximos quatro anos. Por hora os políticos em campanha parecem ter entendido a simbologia e tem usado as magrelas como bandeira. Cientes de que falar em bicicletas e em qualidade de vida é assunto que rende visibilidade e demonstram uma enorme dose de "bom mocismo". Ainda assim, não existe um movimento forte o suficiente para definir um "voto ciclístico", como especula-se já haver em Londres.
No entanto, iniciativas como a da Ciclocidade de debater uma plataforma para a cidade de acordo com os interesses dos ciclistas são fundamentais. O entendimento sobre o que é uma bicicleta, por incrível que pareça, ainda não está claro para a população em geral e por conta disso pipocam reportagens com "especialistas" que demonstram claramente o desconhecimento de que a bicicleta é mais que veículo, é símbolo de transformação urbana. A democracia brasileira ainda tem um longo caminho para se estabelecer e se consolidar. A bicicleta é um ator fundamental para o processo democrático.
Bicicleta nesse sentido é muito mais do que uma bandeira de aficionados pelas pedaladas ou por ativistas da sustentabilidade. Incluir a bicicleta nas cidades é necessariamente tornar o ambiente urbano mais amigável para as pessoas. O discurso tem sido em favor do planejamento cicloviário, mas as palavras em tempo de campanha vão até um limite. A realidade dos próximos prefeitos é que a bicicleta ainda está encostada na ante-sala do poder, funciona como um símbolo a ser levantado como "pauta positiva", mas ainda não foi incorporada ao dia a dia e valorizada com planejamento e execução que efetivamente mude a realidade urbana das cidades brasileiras.
- João Lacerda - ((o))eco -


Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

9 comentários:

Ane disse...

Oi Tetê!Por isso que não gosto de politicos,só sabem prometer!E este tema de melhorar o trânsito com as bicicletas com certeza será tema de muita promessa...Parabéns pelo destaque na Casinha da Taty!

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Oi Tetê, muito boa postagem, verdade na época de eleições os políticos prometem tando que acho que não tem mais criatividades. O pior que é em todo recanto brasileiro. Se o que os políticos prometem cumprissem a Brasil ha muito era primeiro mundo. Bjuss uma linda noite e um domindo de paz.

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá querida seguidora e amiga, estou mais uma vez aqui com meu comentário pronto, mas de forma alguma querendo me promover, mas está mais perto de você, reavivando os laços que nos une nessa blogosfera. Como diz Madre Tereza de Calcuta “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Com certeza fazemos a diferença nesse mundo virtual, postando um pouco dos nossos conhecimentos, compartilhando coletivamente para que cheguem a outros indivíduos e assim sejam multiplicados. E lembrando mais uma vez Madre Tereza: “As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável”. Saber que temos amigos mesmo por traz dessa telinha fria é maravilhoso, afinal podemos está distantes, falar línguas diferentes, mas estamos debaixo do mesmo céu. Bjuss um abençoado domingo e um inicio de semana na paz de Deus.

ONG ALERTA disse...

Sim mas para dar certo temos que investir em educação, beijo Lisette.

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá dinduxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

MARY disse...

Oi,Amiga Tetê! Tudo Bem?
Em cidades grandes como o Rio, a bicicleta ainda não é um meio de transporte, só de lazer!
Alguns, como meu marido,por ex, utiliza a bicicleta como meio de transporte,mas para locais próximos.
Uma ótima semana!
Ah! Tem novo post do "Natureza Feminina".
Passe pra ver ,qdo puder!
Beijinhos, Mary.

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Oi, Tetê!
O que acho triste é que aqui no Brasil esperam pelo colapso para depois acharem uma solução. É incrível. Não usam a cabeça, não há prevenção, só corrupção e leis frouxas no Brasil. Muito triste!
Beijos e ótimo fim de semana!