sábado, 11 de agosto de 2012

Uma boa hora para repensar seu transporte

As aulas estão voltando e, com elas, cerca de 760 mil veículos também retornam às ruas da cidade de São Paulo. O fenômeno, que se repete a cada ano com o reinício do calendário escolar, também se deve à volta das atividades de empresas e instituições, e reaviva a percepção sobre o problema da crescente quantidade de veículos na cidade. Por isso, a volta às aulas é uma ótima oportunidade para refletir sobre a escolha dos meios de transporte.

Imagine quanto a população teria a ganhar se fosse possível manter durante todo o ano um volume menor de carros nas ruas! Optar preferencialmente por meio de transporte coletivo, compartilhado ou alternativo, reduz o volume de carros que circulam nas ruas muitas vezes somente com uma única pessoa, e pode ser um jeito fácil e acessível de promover essa mudança. Além da fluidez no tráfego, teríamos mais segurança e espaço para quem anda a pé ou de bicicleta, e contaríamos com a melhora da condição do ar e com a diminuição da poluição sonora. Priorizar o transporte coletivo ou pensar em formas mais inteligentes, eficientes e econômicas de locomoção, por meio da organização de caronas e trajetos a pé, ou ainda optar pelas vans escolares e similares, são exemplos de ações individuais que ajudam a economizar tempo, combustível e transtornos acumulados diariamente nos engarrafamentos. Essas ações individuais contribuem para um movimento a favor do bem-estar coletivo. Consumir transporte de forma consciente é optar pelas alternativas já existentes e pressionar para que elas ganhem qualidade e quantidade, quando necessário. Demandar melhores soluções do poder público é também uma ação do consumidor consciente.

Garantir a circulação, o conforto e o bem-estar de quem mora nas cidades, independentemente do meio de transporte que esqcolher, deve ser o foco das ações de mobilidade urbana. A pé, de bicicleta, trem, carro, ônibus ou metrô: a prioridade deve ser sempre o fluxo das pessoas.
- por Equipe Akatu -


Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

4 comentários:

Ane disse...

Ei Tetê,este problema existe no país inteiro,mais nas grandes cidades,claro.Aqui,falam em obras de mobilidade urbana,já pensando na copa,mas até agora nada...E fica cada vez pior!Beijos ecológicos!

Portal de blogs Teia disse...

Nossa,adorei mesmo seu blog,parabéns.
Quer divulgar seu blog em meu Portal,é so fazer uma visitinha,será muito bem vindo.
Até mais

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

ONG ALERTA disse...

Pensar em infra estrutura, organização, pensar daqui a vinte anos como poderá ser, planejar, isso nesta país não existe.
Beijo Lisette.