sábado, 21 de julho de 2012

O verde das cidades visto do espaço

As florestas e parques urbanos desempenham um papel importante na ecologia dos habitats humanos, filtrando o ar, fornecendo abrigo para os animais e uma área de lazer para as pessoas. Em muitos países há uma crescente compreensão da importância da preservação dessas áreas verdes, com inúmeros projetos em andamento que visam a restauração e preservação dos ecossistemas.
As principais diferenças entre uma floresta urbana e uma não-urbana está na influência que a primeira sofre da cidade e de seus habitantes. Nas florestas urbanas, fatores impactantes como lixo, trilhas, retirada de plantas ornamentais, poluição sonora e atmosférica são mais comuns. Elas também sofrem muito mais com a especulação imobiliária.
Nas imagens de satélite abaixo, retiradas do Google Earth, você pode apreciar alguns parques e florestas urbanas ao redor do mundo.

Com 32 Km2, a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma das maiores florestas urbanas do mundo. É uma importante área de lazer com trilhas e espaços privilegiados para prática de esportes, ciclismo, corrida e montanhismo.

Criado oficialmente em 1991, o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, também conhecido como Parque do Estado, é um bolsão de verde no meio da cidade de São Paulo. Com mais de 5 Km2, é uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica, e abriga o Jardim Botânico e o Parque Zoológico de São Paulo. A região possui importância histórica considerável, pois que abriga as nascentes do riacho Ipiranga, às margens do qual a Independência do Brasil foi declarada.

Localizado no coração de Nova York, é provavelmente o mais famosos parque urbano do mundo. Com pouco mais de 3,4 Km2, recebe anualmente 35 milhões de visitantes, sendo o mais visitado dos EUA. Embora pareça natural, foi na verdade quase que inteiramente fruto de um projeto de jardinagem feito no século 19. Até mesmo rios e lagos foram criados artificialmente.

Com mais de 13 Km2, o Forest Park, localizado em Portland, é uma das maiores reservas florestais urbanas dos EUA. Mais de 112 espécies de aves e 62 espécies de mamíferos vivem dentro de seus limites, mas a poluição e o desenvolvimento urbano reduziram ou eliminaram totalmente a população de lobos, ursos e gatos selvagens.

Uma das características mais marcantes da cidade de Toronto, no Canadá, é a rede de profundas ravinas que cortam toda a cidade, formando uma grande floresta urbana. Apesar da grande densidade populacional da cidade, muitas das ravinas permanecem muito próximas do seu estado natural.

Com mais de 100 Km2, o Parque Nacional Sanjay Gandhi está cercado pela cidade de Mumbai, a mais populosa da Índia. A rica fauna e flora atraem mais de 2 milhões de visitantes por ano. Os turistas também gostam de visitar as milenares cavernas de Kanheri, esculpidas nos penhascos rochosos localizados dentro dos limites do parque.

A Floresta-parque de Košutnjak é uma das mais populares áreas de recreação de Belgrado, capital da Sérvia, com mais de 3 Km2. Seu nome vem dos cervos que viviam na região do parque antes da Primeira Guerra Mundial. A densa floresta era uma reserva de caça da família real até 1903, quando foi então aberta para o público.

Localizado em São Francisco, nos EUA, o Golden Gate Park tem 4 Km2, sendo 20% maior que o Central Park em Nova York. É o terceiro parque urbano mais visitado dos EUA, com 13 milhões de visitantes por ano.
- Paulo André Vieira - ((o))eco -


Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar! Bom final de semana!

5 comentários:

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá dinduxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Amo, amo, amo seus blogs! Beijos cintilantes. Morgana

Ane disse...

Ah,estes parques são um luxo pra quem vive em grandes cidades com tanta poluição e vida frenética.Precisam ser muito bem cuidados e preservados.As fotos do Google são perfeitas demais,eu adoro navegar no Earth e no maps!!Beijos ecológicos!

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Oi Teté! entrei para conhecer o teu blog, améi!! já estou seguindo, parabéns pelas postagens. Convido você a conhecer o meu , se gostar participe. Abraços uma noite abençoada.

Mimirabolante disse...

Show!!!Adorei a postagem !!!bjcas