sábado, 7 de julho de 2012

Níveis alarmantes de poluição nas cidades

Especialistas do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) alertam que o monitoramento da qualidade do ar nas metrópoles brasileira é precário e insuficiente e que há necessidade urgente de revisão e atualização dos índices limites hoje vigentes. Os padrões nacionais estão bem abaixo dos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, em muitos casos, mesmo quando os informes oficiais apontam qualidade boa, a concentração de poluentes pode provocar graves danos à saúde. É de grande importância que as fontes de poluição sejam identificadas e que políticas específicas sejam formuladas tendo em vista os problemas apontados.

Em São Paulo, é possível visualizar a poluição do ar. (Foto: Daniel Santini)

As constatações e dados preliminares de um levantamento feito pelo IEMA foram apresentados nesta semana em um evento fechado em São Paulo. As informações reunidas foram disponibilizadas a representantes de instituições voltadas para defesa do meio ambiente, convidados a debater as constatações feitas por técnicos e pesquisadores. O estudo completo sobre a questão está prestes a ser concluído e deve ser apresentado nas próximas semanas.
A mobilização pretende reunir elementos para a formulação de políticas públicas e ampliar a transparência sobre os dados oficiais. Além do Ministério do Verde e Meio Ambiente, o IEMA pretende envolver integrantes de outras pastas no debate. Em função dos impactos na saúde relacionados à péssima qualidade do ar, o Ministério da Saúde recebeu ofício para participar das discussões. O Ministério dos Transportes também já foi convidado, tendo em vista que a poluição do ar muitas vezes está diretamente relacionada à mobilidade. Nas cidades, são os veículos automotores os principais responsáveis pelos níveis alarmantes de poluição.
- Daniel Santini - ((o))eco -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

5 comentários:

Aliny disse...

tia eu olho p o Lay do EcoBlog e dah vontade de entrar e sair passeando:) Ehhh euzinha moro em sampa e digo q seu post eh verdade ..amanha acho q vai chover entao alivia um pouco..Bjinhux

MARY AM disse...

Amiga Tetê! Como vai?
A Poluição em São Paulo é muito grande,e o número de veículos é enorme,visto pelosimensos engarrafamentos!!!
Vim te convidar a tomar um Café da Manhã na minha "COZINHA"!
Vc pode escolher o "Café" de que país vc prefere!
Ótimo Domingo!
Beijos,
MARY.

... Morgana disse...

Olá dinduxinha! Amo seus cantinhos... são todos maravilhosso! Beijos cintilantes. Morgana

Ane disse...

Menina,quando fui a São Paulo percebi esta nuvem escura no horizonte,e não só em Sampa mas no Rio também!Tenho que agradecer a Deus por morar numa cidade considerada com boa qualidade do ar.Aqui o vento leva a poluição pra longe!Beijos ecológicos!

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly