sábado, 21 de abril de 2012

Dia Nacional do Veta, Dilma!

Amanhã, Dia Mundial da Terra os brasileiros irão novamente às ruas em defesa de nossas florestas. A manifestação é o "Dia Nacional do Veta, Dilma!" ao Código Florestal ruralista. Com possível votação na Câmara no dia 24 do projeto de lei (PLC 30/2011) que condena o Brasil ao atraso na gestão de suas riquezas naturais, ganha força a mobilização nacional contra o texto forjado por setores atrasados do agronegócio e da política.
Até agora se engajaram na mobilização dezesseis das 27 capitais e outras cidades no país. As atividades são organizadas pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, coalizão formada por quase 200 organizações da sociedade civil brasileira, e pelos movimentos Floresta faz a Diferença e Mangue Faz a Diferença.

O projeto de lei aprovado em primeira instância por deputados e senadores com aval do Governo Federal consolida desmatamentos em áreas sensíveis e estratégicas, como margens de rios e topos de morro, anistia desmatadores, abre espaço para mais derrubada de florestas nativas e para a especulação fundiária e reforça uma cultura de impunidade, de desrespeito à legislação e desvalorização do patrimônio natural.
A questão em trâmite no parlamento avança para além das fronteiras nacionais, e pode colocar em xeque o cumprimento pelo país de metas assumidas internacionalmente ligadas à conservação da biodiversidade e mudanças climáticas, por exemplo. O mundo inteiro está atento a como o Brasil vai tratar o futuro de suas florestas e se conseguirá manter sua liderança global em desenvolvimento sustentável, conquistada nas últimas décadas.
Os reflexos de uma desastrosa aprovação a toque de caixa da reforma do Código Florestal, sem debate real com a sociedade, pode ter reflexos muito negativos na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece em junho no Rio. Cem chefes de Estado estão confirmados para discursar na plenária principal, conforme o Itamaraty.
A campanha “Veta, Dilma!” tem repercutido em todo o Brasil e no Exterior. Vários países demonstraram seu apoio, como Alemanha, Colômbia, Canadá, Espanha, México, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Inglaterra. Todavia, o parlamento não ouve a Ciência, não ouve os juristas e deu às costas para a sociedade. A presidente Dilma Rousseff precisa ouvir o clamor dos brasileiros.
- matéria do site WWF -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

 Bom final de semana!

5 comentários:

Aliny disse...

tia Q D+ seu post..A presidenta Dilma tem q ouvir o clamor dos brasileiros e o grito do animais nas florestas... o grito do planeta..e ver de perto a serra eletrica derrubando as arvores ..sera q assim ela se comove? ao ver uma arvore derrubada..ao ver um animal perdido fora do seu habitat q foi invadido pelo homens pelo poder..pelo dinheiro e esse animal for atropelado na estrada? sinceramente se essa dona presidenta nao fizer nada eh pq ela eh um ser sem coração..tia adorei o post ..e desabafei ok...Bjinhux

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá dinda! Esse seu cantinho é muito bom! Todos são e eu me inspiro muito em você! Beijos cintilantes. Morgana

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

Ane disse...

Tetê,pensamos em conjunto,coloquei agora no blog uma petição pra ser assinada contra esta nova lei.Vc sabe se já foi votado?Era dia 24 mesmo?Bjos ecológicos!