sábado, 18 de junho de 2011

Comida no lixo! JÁ

Um terço da comida do mundo vai para o lixo... Só no Brasil 39 milhões de quilos de comida vão para o lixo todos os dias!

Estima-se que 925 milhões de pessoas passem fome ao redor do globo. Ainda assim, um terço de toda a comida produzida no mundo se perde ou é desperdiçada a cada ano – o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas. É o que mostra um estudo da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) da ONU, divulgado no último dia 11.

De acordo com o relatório da FAO, a quantidade de alimentos perdidos é praticamente igual nos países ricos e nos em desenvolvimento. O que muda é o padrão do desperdício. Nas nações mais pobres as perdas decorrem basicamente da infraestrutura deficiente e dos baixos níveis de tecnologia para colheita, processamento e distribuição dos produtos.

Já nos países ricos o principal problema é que muitos alimentos em perfeito estado são jogados no lixo pelas redes varejistas e consumidores. Anualmente, a população desses países joga fora quase tanta comida (222 milhões de toneladas) quanto a que é produzida em toda a África subsaariana (230 milhões de toneladas). Só no Brasil, 39 milhões de quilos de comida vão para o lixo todos os dias – quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de bocas diariamente, segundo a Organização Não Governamental (ONG) Banco de Alimentos. Isso equivale a população da grande São Paulo.

Além de representar grande contradição em relação ao grave problema da fome no mundo, o desperdício de alimentos aumenta o gasto de recursos – como água, terras, energia e trabalho –, utilizados na sua produção. Uma pesquisa recente do Reino Unido mostra que, por ano, a quantidade de água despendida no cultivo de alimentos que nem chegam a ser consumidos é duas vezes maior que a utilizada para lavar e beber, por exemplo.

Faça a sua parte:
Rreduzir o desperdício de comida é fundamental. Para diminuir as perdas ao longo da cadeia de produção de alimentos, o relatório sugere que se invista em novas técnicas de colheita, melhoria das condições de armazenamento e na educação dos agricultores.
Também cabe aos consumidores dar a sua contribuição. Uma casa brasileira joga fora, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, como apontou um levantamento do Instituto Akatu em 2004.

Veja, a seguir, algumas dicas para evitar tantas sobras:

Faça a tradicional listinha dos itens em falta antes de ir ao supermercado;
Compre somente a quantidade de comida e bebida que estima que será realmente consumida;
Não se deixe seduzir por promoções do tipo “leve 3 pague 2”;
Na feira, prefira legumes com um pouco de terra, pois duram mais. Só os lave na hora do preparo;
Aproveite os alimentos integralmente: talos de couve, beterraba, brócolis e salsa, por exemplo, contêm muitas fibras e podem ser consumidos refogados, no feijão ou em sopas. Folhas de cenoura são ricas em vitamina A e podem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou mesmo em saladas.
- Luana Caires de ((O))Eco -

Bom final de semana!

7 comentários:

Jonathan Cruz disse...

BLOG LINDO. CONTINUE SEMPRE ASSIM, LUTANDO POR NOSSO PLANETA ATRAVES DOS MEIOS TECNOLOGICOS. VISITE MEU BLOG http://blogjonathancruz.blogspot.com/ SUA PRESENÇA SERÁ BEM VINDA

Aliny disse...

oie Tetê dah um aperto no core neh? tanta gente passando fome e tanta comida jogada no lixo ';(
minha vovó q faz um bolinho de sobras de arroz q eh uma delicia.. Bjinhux

Ane disse...

Pois é,eu tento diminuir ao máximo o desperdício,até pq como eu moro só é mais fácil,só compro o que vou comer,mas tenho que ir mais vezes as compras.O pão velho vira torrada,vários legumes viram sôpa e por aí vai...Bjos ecológicos!

MARY disse...

Oi,Amiga Tetê! Como vai? Ficou boa do Labirinto?
As pessoas dever se conscientizar de diminuir o disperdício!Tb como Vc ,só compro o que vou comer,par não deixar nada estagando na geladeira e indo pro lixo!
Amiga, eu tb ando dodói,mas hoje melhorei e me animei de colocar uma receitinha de "São João", lá na minha COZINHA!
Passe lá!
Uma Linda Semaninha!
Beijinhos,
MARY.

... Morgana disse...

Olá miguxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Angela disse...

Olá, amiga Tetê!Vim conhecer seu outro blog e ameiiiii! Responsábel, consciente e lindo!
Parabéns por ajudar a proteger a nossa natureza.
Que Deus a ilumine sempre!
Beijinhos,
Angela

ania disse...

Olá Tete...

Vim visitar vc e me encantar com a sensibilidade do seu coração...mil vezes parabéns pelo seu blog!

bjos...