sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mais economia, menos recursos e eficiência energética

A produção, o processamento e a disposição dos materiais na nossa moderna economia de descarte desperdiça não apenas recursos, mas também energia. Na natureza, fluxos lineares descartáveis não sobrevivem por muito tempo. Nem podem sobreviver na economia global em expansão. Uma aberração, a economia do descartável, desenvolvida nos últimos 50 anos, caminha agora para erguer a maior pilha de entulho da História.
Além de reduzir o uso de materiais, a economia de energia gerada pela reciclagem dispensa maiores explicações: o aço feito de sucata consome apenas 26% de energia em relação ao feito com minério de ferro. Para o alumínio, esse número é de 4%. O plástico usa apenas 20% . E papel reciclado, 64%, com bem menos químicos durante o processo. Se as taxas mundiais de reciclagem desses recursos fossem equiparadas àquelas já adotadas pelas economias mais eficientes, as emissões de carbono cairiam rapidamente.
O grande desafio que se impõe às cidades, na economia de energia, é reciclar o máximo possível de componentes dos materiais urbanos descartáveis. Hoje, praticamente todos os produtos de papel podem ser reciclados, incluindo caixas de cereais, panfletos e embalagens de papel, além de jornais e revistas. O mesmo vale para latas de metal, vidro e boa parte dos plásticos. O lixo da cozinha e do quintal pode ser transformado em adubo fertilizante de plantas.
Uma indústria emergente é a de reciclagem de aeronaves. A Boeing e a Airbus, concorrentes há 40 anos no mercado de aviões comerciais a jato, disputam agora para ver quem pode desmontar aviões com mais eficiência.
O primeiro passo no processo é retirar os componentes vendáveis da aeronave, como motores, trem de pouso, forno de cozinha e centenas de itens. Na etapa de desmontagem final, recicla-se cobre, plástico e alumínio: este último material servirá na fabricação de carros, bicicletas e até mesmo outra aeronave. O objetivo é reciclar 90% do avião. Mas talvez um dia seja possível atingir 95%. Com mais de três mil aviões de carreira já aposentados e outros muitos por vir, essa frota representa uma mina de alumínio.
- Lester Brown - para o Instituto Akatu -

Bom final de semana!

12 comentários:

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

NADJINHA disse...

Oie doladinha ..e essa terrinha adoravel tudo belezinha..nossa aqui em Petrópolis tá mais quente que cabo frio kkk... lá venta nê kkkkk..mas as noites sãod eliciosas aqui em Petrópolis...mas querida tudo é reciclagem muito legal sua postagem !!!!
"A melhor maneira de começar a
melhorar a "VIDA," é acreditar nela."
Tenha um delicioso fim de semana.
Beijos

ania disse...

Olá Tete...

Parabéns pelo blog e pelas maravilhosas e reflexivas postagens...adorei visitar vc!

Obrigada pelo carinho da visita e comentário no meu blog, seja muito bem vinda!

Um abraço e um suave e tranquilo inicio de semana prá vc!

Fabia disse...

Olá tete! Obrigada pela visita e pela dica do programa, eu nunca vi mas vou buscar por eles na net.
Com relação ao post, vamos aguardar que com a nova Política dos Resíduos Sólidos algum avaço seja realmente sentido e a coleta seletiva torne-se presente em nossa sociedade.

Uma ótima semana pra vc!

... Morgana disse...

Olá miguxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

Mabel disse...

Olá querida! Estamos cercados de sinais. Eles testemunham, comprovam, manifestam e revelam o que sutilmente estão codificados nas mensagens. Fico feliz de encontrá-la em meu blog Sinais! Beijos Mabel

Evaldo disse...

Teresa Cristina.
Que bom é o seu blog ao falar da ecologia com tantas informações importantes e com tanta naturalidade e paz. Gostei de fazer essa visita porque a natureza me fascina. Permita-me seguir.
Um abraço.

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

B@bi disse...

Reverências! Fico muito agradecida por sua visita! Seu blog é muito bom e uma enorme alegria vir aqui! Muito obrigada! B@bi

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso!Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar!Passa lá! Beijos e bom fim de semana! Alê

Ane disse...

Pois é,reciclagem é o caminho!Nós podemos fazer nossa parte usando sacolas retornáveis,comprando mais alimentos em vidros que em plásticos,reciclando nosso próprio lixo...O problema é que só uma minoria faz isso!Bjos ecológicos!