sábado, 29 de janeiro de 2011

O Papel das Florestas nas Mudanças Ambientais Globais


O desenvolvimento tecnológico do homem nos últimos séculos foi baseado principalmente no uso de energia de combustíveis derivados do petróleo e carvão mineral. Estes, emitem carbono sob a forma de gás carbônico, que se acumula na atmosfera. O acúmulo de gás carbônico na atmosfera provoca o aquecimento da superfície da terra, fenômeno esse conhecido como efeito estufa.
Quando falamos de Mudanças Ambientais Globais, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as emissões de gás carbônico que são despejadas na atmosfera todos os dias pela queima de combustíveis fósseis. Sabe-se que as principais fontes deste gás (que por conseguir reter calor, ajuda a aumentar o efeito estufa) são a queima de combustíveis fósseis, as queimadas em florestas e os desmatamentos que tem ocorrido desenfreadamente em todo planeta.

Como diminuir o Efeito Estufa e as Mudanças Ambientais Globais?

Uma das únicas maneiras de se retirar o carbono acumulado na atmosfera é a fotossíntese que através da energia do sol, gás carbônico e água, as plantas produzem biomassa sob a forma de madeira (celulose) ou açúcares (carboidrato). Parte dos carboidratos ela utiliza em sua alimentação, e a outra parte ela estoca na madeira, galhos, folhas e raízes. Além dessa biomassa das árvores, a floresta também tem outros reservatórios de carbono como, por exemplo: o solo, a serrapilheira (formada pela queda de galhos, folhas e até troncos inteiros que ainda não foram decompostos, mas que lentamente vão ser processados pelos organismos do solo) e a biomassa das raízes.
Por isso é que as florestas funcionam como um "sumidouro de carbono", ou seja, através da fotossíntese, a planta retira CO da atmosfera, nutrientes orgânicos do solo e da água, transformando-os em biomassa, que por sua vez ficam estocadas nas florestas e seus solos. Dessa forma, quando se queima uma área de floresta, estamos liberando para atmosfera o que esta floresta levou centenas a milhares de anos para incorporar. De forma inversa, os reflorestamentos contribuem para a retirada de carbono da atmosfera, que através da fotossíntese aumentam sua biomassa, estocando carbono na sua madeira. Além desta incorporação de carbono, as florestas exercem grandes e valiosos serviços sociais para a humanidade. Por isso, considera-se que as florestas em regeneração são medidas que contribuem para a redução do efeito estufa.
- adaptação do texto de Kenny Tanizaki e Clarissa Lucena: biólogo e estagiária do LARAMG -

Bom final de semana!

6 comentários:

Ane disse...

Por isso que as florestas são tão importantes,o verde é tudo!Quem mais vai perder somos nós se o reflorestamento não for feito logo.Beijos ecológicos!

... Morgana disse...

Olá! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes da Morgana

Fabia disse...

Tão importante como as grandes florestas, os pequenos parques urbanos e árvores nas calçadas também colaboram com a melhoria da qualidade do ar e microclima urbano.
Obrigada pela visita Tete! Uma ótima semana pra vc!

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

Mabel disse...

Olá ! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!