sábado, 18 de dezembro de 2010

Materiais recicláveis decoram o Natal do Conjunto Nacional

Nestes dias que antecedem o Natal, quem passa pelo prédio do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, região central da capital paulista, durante a noite, não deixa de reparar na onipotente luz verde na fachada do prédio. Na galeria, que fica na parte interna do edifício, o presépio montado ocupa uma área de aproximadamente 40 metros quadrados. Todo o trabalho é feito quase que integralmente de materiais recicláveis.
Foram usados 7.000 CDs velhos, 24 mil garrafas PET e 24 mil embalagens plásticas, que foram reutilizados e transformados em adereços natalinos. “Reaproveitar materiais criando beleza e transformando pessoas tem sido, nos últimos dez anos, a meta do Conjunto Nacional”, afirma Vilma Peramezza, administradora do prédio. “Sempre buscamos agir de forma sustentável, inclusive no Natal.”
O projeto, executado em 180 dias, gerou trabalho para cerca de cem pessoas, desde criadores e mestres artesãos, até catadores das cooperativas.
Só na decoração da fachada, que é composta por 12 taças de 5 metros de altura, foram usadas cerca de 21 mil embalagens PET. O trabalho foi confeccionado pela Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs), com orientação do artesão Sandro Rodrigues. O material foi recolhido por meio do Programa de Coleta Seletiva, que funciona no subsolo do prédio desde 1992.


O projeto artístico do presépio é assinado pelo cenógrafo e diretor de arte Silvio Galvão, que, há dez anos, produz a decoração natalina do prédio. A cena montada resgata as condições do nascimento de Jesus. Os personagens da história são representados por bonecos de até metade do tamanho real e em 3D. “O efeito ‘hiper-realista’ é fruto de muita pesquisa”, afirma o artista.
Neste ano, Sílvio acrescentou símbolos utilizados em outros países, como a neve do hemisfério norte. “Apesar da diferença do clima, trouxe alguns elementos norte-americanos e europeus que sempre traduziram o evento no mundo”, diz.
Estou certo de que, mais uma vez, conseguiremos encantar a maioria das pessoas”, conclui.
- do site Akatu -

Falta uma semana para o aniversário daquele que deu sua vida por nos amar.
Compre presentes, prepare a ceia, mas não esqueça de se preparar para receber o aniversariante em seu coração.


Até 2011!

14 comentários:

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Aliny disse...

esse predio tah showwww e olhando nao diz q eh feito de produtos reciclaveis...entao dah p se fazer maravilhas com reciclaveis neh?! lindo fds..Bjinhux ecologicos :)

Fabia disse...

Oii tetê! Fico muito feliz em receber suas visitas lá no blog. Feliz Natal e um Novo Ano repleto de realizações, alegrias e força para lidar com as adversidades.

Bjus

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e uma semana abençoada! Feliz Natal! Samantha

ONG ALERTA disse...

Um natal reciclado, beijo Lisette.

Mabel disse...

Olá querida! Estamos cercados de sinais. Eles testemunham, comprovam, manifestam e revelam o que sutilmente estão codificados nas mensagens. Fico feliz de encontrá-la em meu blog Sinais! Beijos Mabel

Luisa disse...

Tetê,

Passo para lhe desejar um Feliz Natal! Muita saúde, e faça o favor de ser Feliz!

Abraço

Ane disse...

Demais,amadorei a decoração de natal reciclável e ficou super bonito,né?
Beijos ecológicos e recicláveis!
Vixe!(risos):-D

B@bi disse...

Reverências! Fico muito agradecida por sua visita! Seu blog é muito bom e uma enorme alegria vir aqui! Muito obrigada! B@bi

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Mabel disse...

Olá ! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Hana disse...

Encerra-se mais um ano em sua vida...
Quando este ano começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...
Podia fazer dele o que quisesse...

Era como um Livro em Branco, e nele você podia ter um poema, um pesadelo uma blasfêmia, uma oração.


Podia... Hoje não pode mais, já não é seu.É um livro já escrito......Concluído...
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e não poderá corrigi-lo.
Estará fora de seu alcance.

Portanto... Antes que termine este ano, reflita, tome seu velho livro e folheie com cuidado...

Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência;
Faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo......

Aprecie aquelas páginas de sua vida em que usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.

Não.......Não tentes arrancá-las. Seria inútil... Já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que será entregue

Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.

Para escrever o seu novo livro, você cantará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superficie do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
Não importa como esteja...


Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: Obrigado e Perdão!!!

E, quando o novo ano chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco, todo seu, no qual irá escrever o que desejar...


FELIZ LIVRO NOVO