sábado, 20 de novembro de 2010

Um exemplo a ser seguido

Nos supermercados de Jundiaí, no interior de São Paulo, a maioria dos clientes deixou de usar as sacolas de plástico para carregar as compras de supermercado em embalagens retornáveis, caixas de papelão ou sacola oxibiodegradáveis. A mudança aconteceu após um acordo entre a prefeitura e os estabelecimentos para reduzir o uso das sacolas plásticas e oferecer alternativas aos clientes de como acomodar e transportar suas compras. Com isso, a Prefeitura de Jundiaí estima que 22 milhões de sacolinhas saíram de circulação, o que, ainda segundo a prefeitura, representa a diminuição de cerca de 80 toneladas de lixo por mês. O acordo vigora desde o mês de setembro.
Para que a idéia passasse a funcionar, uma campanha de conscientização foi iniciada em junho e os supermercados pararam de oferecer as sacolinhas convencionais, uniformizando a venda das retornáveis por R$ 1,85 e das oxibiodegradáveis por R$ 0,19 cada.
A aceitação foi ótima. Alguém sempre reclamava, mas o desconforto foi só no começo. Hoje muita gente pegou o hábito e traz sua própria sacola retornável.
- Carlos Minehira do Instituto Akatu -

Bom final de semana!

8 comentários:

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Aliny disse...

miguxinha adoro vir aki pq aprendo mt coisa e ainda levo informações ou seja compartilho com as pessoas...Bjinhux

ONG ALERTA disse...

Tudo é atitude faz quem quer...
Beijo Lisette.

Fabia disse...

Olá Tetê! Todas as prefeituras deveriam tomar essa iniciativa, só assim para os que não têm consciência ambiental aderirem.

Uma ótima semana pra vc =*

Ane disse...

É isso aí,adorei esta notícia de teu post!Já pensou se essa idéia se espalhasse pra valer?Quando a gente quer de verdade a gente consegue!
Bjos ecológicos!

B@bi disse...

Reverências! Fico muito agradecida por sua visita! Seu blog é muito bom e uma enorme alegria vir aqui! Muito obrigada! B@bi