sábado, 9 de outubro de 2010

Dia das Crianças: com presente e sem desperdício


O Dia das Crianças é a terceira data mais importante do ano para as vendas quando se considera o volume de mercadorias comercializadas, só perde para o Natal e o Dia das Mães. Mas, não é só a conta bancária que fica no vermelho por causa dos exageros nas lojas, a conta da humanidade com o planeta também.
Matérias primas, insumos, energia, água, esgotos industriais, produtos químicos, petróleo, transporte, embalagens, poluição, emissão de gases de efeito estufa, resíduos. É inevitável, todo ato de consumo produz impactos na natureza, e o desafio é ampliar os positivos e reduzir os negativos. Hoje, a humanidade já consome 30% a mais do que o planeta consegue repor e absorver. Isso significa que precisamos produzir e consumir de forma mais sustentável.
Dia 12 de outubro é uma ótima oportunidade para aprofundar o consumo consciente ou começar a praticá-lo. Ser um consumidor consciente não significa não consumir. Significa consumir menos e diferente. Menos água, menos energia, menos carne, menos petróleo, menos recursos não renováveis... Basicamente, é consumir de forma responsável: é se programar antes da compra, evitando dívidas desnecessárias e desperdícios; buscar informações sobre as empresas produtoras e comprar daquelas que são éticas e se guiam pelos princípios da responsabilidade social e ambiental; ler atentamente rótulos, para observar as recomendações técnicas; priorizar produtos que usam menos embalagens para evitar a geração de resíduos.

Portanto, não é necessário deixar as crianças sem presente. Basta prestar atenção a alguns princípios e começar a mudar o estilo de vida; aos iniciados cabe aprofundar as mudanças. O mais importante princípio é o da sustentabilidade, que, em linhas gerais, diz o seguinte: podemos consumir hoje, conservando, no entanto, o mesmo consumo para as gerações futuras. O que fazemos hoje é emprestar de nossos filhos e netos água, energia e matérias retiradas do planeta; não podemos deixá-los sem, nossa obrigação é saldar essa dívida.
Antes de decidir o que comprar, portanto, é necessário estipular um valor limite a ser gasto, de acordo com as possibilidades financeiras da família. A ideia é comprar presente, não preocupação. Então, compre aquilo que é possível no momento e deixe isso claro para o presenteado. "Os pais não devem se torturar por não dar a seu filho tudo que ele pede. Aliás, isso é fundamental para que ele se torne um adulto produtivo, com auto-estima e capaz de assumir responsabilidades”, recomenda a pedagoga e especialista em educação financeira para crianças Cássia de D´Aquino. “O mais importante é que os pais se mostrem presentes na vida dos filhos a todo o momento e, em particularmente, nestas datas especiais”, conclui.
- Elaine Toledo, consultora do Instituto Akatu e autora do livro Saiba mais para gastar menos -

Bom final de semana/feriadão!

7 comentários:

Luisa disse...

Uma bela lição! Há que haver reeducação.

Bom fim-de-semana.

Zéza disse...

Oi querida! Meus netos precisavam ler isso... Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis! Bom feriadão!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Fabia disse...

Oii tetê! Que bom receber suas visitas!
É em nossa sociedade é difícil passar o dia das crianças sem dar um presente para os filhos, mas o que os pais tem que se conscientizar é que o melhor presente que bom deixar para os filhos é um mundo melhor...esse não fica de lado ou vai para o lixo um dia.

Uma ótima semana!

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e um final de semana abençoado! Samantha