sábado, 11 de setembro de 2010

Consumo Consciente em animação

Akatu, HP e Canal Futura lançam série de animação Consciente Coletivo: serão dez programas de dois minutos sobre o impacto de cada um na sociedade, na economia e no meio ambiente e o primeiro foi ao ar dia 8/9.

Na quarta-feira (8/9), no intervalo entre as 22h/22h30,o Canal Futura exibiu o primeiro capítulo de uma série de dez animações sobre o consumo consciente e sustentabilidade ambiental. Cada episódio, com dois minutos cada, será reprisado durante uma semana nos intervalos da programação da emissora.
A iniciativa pretende estimular, entre os telespectadores, reflexões sobre seu poder como consumidor para a construção de um mundo mais sustentável, mostrando como hábitos de consumo saudáveis e conscientes de cada um, podem melhorar os impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade.
A série, que é dirigida principalmente a crianças e jovens, é parte do projeto Consciente Coletivo, uma parceria entre o Instituto Akatu, o Canal Futura e a HP Brasil.

Entre os temas abordados na campanha estão a sustentabilidade, as mudanças climáticas, o consumo de água e energia, o protagonismo, o estilo de vida, entre outros. Cada filme da série tem uma mesma abertura, com o título “Consciente Coletivo”. Todos começam em um ônibus em movimento, em que o personagem (o consumidor), feito com desenho estilizado e cores fortes, está em pé e carrega muitos objetos. O narrador é um observador externo e usa elementos contidos na cena (dentro ou fora do ônibus) como ponto de partida para a reflexão. A partir de então tem início a ponderação em torno do consumo, de acordo com o tema do episódio. Os vídeos trazem ainda uma dinâmica de narrativa circular, que simboliza processos contínuos de produção, distribuição, consumo, descarte e reciclagem.
Quanto mais cedo a criança perceber que suas atitudes têm influência direta no mundo em que vivemos, mais chances temos de reverter o quadro de consumo exagerado e de destruição do planeta”, comenta Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Como sintonizar o Canal Futura?
TV por assinatura: canal 32 da Net; canal 8 da Sky.
Antena parabólica: polarização vertical 20.

Bom final de semana!

4 comentários:

Fabia disse...

Eu acredito mesmo que propagandas em TV têm um grande imapacto nas escolhas de quem assiste. Afinal, os produtos mais vendidos são os que mais fazem propagandas na TV! Com a educação ambiental eu acho que essa é uma via bastante eficiente, já que infelizmente ainda não temos programas bons que trazem educação ambiental em horário nobre na TV aberta.
Obrigada pela visita Tete.

http://sersonhoserealidades.blogspot.com

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

ONG ALERTA disse...

Informar é importante para haver mudanças, paz.
Beijo Lisette

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e um final de semana abençoado! Samantha