sábado, 29 de maio de 2010

Coleta Seletiva: por que reduzir, reutilizar e reciclar? JÁ

Porque tirar do lixo materiais que podem ser reciclados traz benefícios à sociedade e ao meio ambiente.
A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Se esse lixo fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de 16.400 deles ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de 1 tonelada de petróleo.
A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros. Outro ganho para a sociedade acontece quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores, que têm ali um trabalho mais digno do que vasculhar recicláveis pelas ruas ou em lixões.
- Dicas do Instituto Akatu -

Bom final de semana!

5 comentários:

Aliny disse...

Tetê no predio q moro os lixos sao separados..ou seja os reciclaveis ja tem seu destino certo...foi dificil de conseguir..+ nao foi impossivel...mto bom seu post...de grande utilidade publica...Bjinhux

Luisa disse...

Olá Tetê

Felizmente há pessoas interessadas em divulgar as boas normas. Bom post

Bem Haja

Boa semana

Mariana disse...

Tetê muito útil e educativo este teu blog.
eu faço a minha parte,e ensino o meu filho tb.
Coleta seletiva aqui em casa é sagrada.
Levar sacolas para o supermercado tb... e mts outros atos, devemos cuidar do nosso planeta

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Amanhã é dia do meio ambiente, né? Nas escola, quarta feira, plantamos árvores e fizemos muitas atividades sobre isso! Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Paz e Bem!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!