sábado, 10 de abril de 2010

Consumo Consciente - Reciclagem (3)

Separe corretamente o lixo para reciclagem: a reciclagem é um processo que começa em casa, mas continua fora dela e depende de muitos agentes. O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo, mas se ele não der esse passo, dificultará todo o resto da tarefa. A forma mais simples de fazer essa separação é isolar o lixo seco do molhado.
O lixo seco consiste sobretudo em embalagens, papéis, revistas e jornais. O lixo úmido ou orgânico é basicamente composto pelos restos de alimentos e folhas.
Um detalhe muito importante é a contaminação dos materiais envolvidos. Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.) deixa de ser reciclável (não vale a pena pela dificuldade de remoção dos contaminantes). Portanto a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida.

Não jogue no lixo o que você pode doar: em vez de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outras coisas fora, doe estes itens para entidades beneficentes, para lojas de usados como brechós e sebos ou para alguém que você conheça que poderia usá-las.

Compacte o lixo, antes de jogá-lo fora: amasse latinhas de alumínio, garrafas plásticas (não se esqueça de tirar as tampas) e outros tipos de lixo, para que eles ocupem menos espaço.

Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes: procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo. Cobre delas atitudes firmes no sentido de dar um tratamento adequado aos resíduos, como, por exemplo, implementar e ampliar a coleta seletiva. Apóie políticos que apresentam propostas viáveis para solucionar o problema.
Colabore para não sujar sua cidade: não jogue lixo nas ruas e recuse qualquer tipo de folhetos de propaganda.
- dicas do Instituto Akatu -

Bom final de semana

9 comentários:

Luisa disse...

Olá Tetê,

Por cá, ainda há muito trabalho a fazer neste campo. Aqui no prédio, tenho pequenas birras por serem prevaricadores. Enfim, vamos lá compreender estes doutores e engenheiros.

Beijinho

Luisa

Aliny disse...

Tetezinha como tem gente sem noção p nao falar outra coisa :p os garis estao varrendo as ruas e calçadas e as pessoas passam onde ja limparam e jogam papeis bituks de cigarros..enfim eles jogam td no chao com licheira na fuça deles...infelismente o povo tem q ser educado..deveria aproveitar os espaços publicos nos fim de semana e ter aula de edução e boas maneiras p esse povo q sujam td...+ me irrito qdo vejo e as x xingo ...+ a pessoa finge q nao escuta..mt bom o seu post... Bjinhux

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Letícia Leal disse...

Tetê!
A chuva aqui também foi forte. Também sou do estado do RJ.
Olha, vi num canal infantil de tv a cabo uma propaganda pedindo pras crianças apagarem a luz por 60 segundos... Mas não lembro o dia em que isso deve acontecer!
Ta sabendo dessa ideia? :s Acho que está sendo pouco divulgada, porque não encontrei nada a respeito na internet.
Beijos e muito (muito!!!) obrigada por seu grande carinho sempre!

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Letícia Leal disse...

Tetê, olha que bacana a notícia no texto desse blog: http://samantah-nick-nickelodeon.blogspot.com/2010/04/movimento-se-liga-e-desliga.html
Foi sobre isso que falei no comentário anterior. Que tal participar???
Beijos!

Mabel disse...

Olá maninha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha.

Fabíola Neves disse...

Oi Miga,
Que linda iniciativa!
Continuo impressionada por vc!
Olha, vi que alguém questionou sobre o dia do protesto em que todos terão que apagar a luz.
Será dia 22 de abril, às 21h30 horas. Apagar as luzes por 60 segundos.
Já entrei no blog dela e fiz esse comentário