sábado, 24 de abril de 2010

Consumo Consciente - Energia (2)

Faça economia com a geladeira: a geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos: instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verifique sempre se a vedação das portas está funcionando bem; nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia. Procure não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar; não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia; não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio “escape” e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente; regule o termostato para que esfrie menos no inverno; quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada.

Economize energia ao lavar e passar a roupa: na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Coloque sempre a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante. Assim você não terá de fazer outro enxágüe, gastando mais energia elétrica, além de sabão e água.
Utilize a secadora com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia elétrica.
Não use o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica. Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Prefira equipamentos com selo Procel: ao comprar lâmpadas ou eletrodomésticos, procure os que têm o selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica). O selo garante que aquele produto está entre os mais eficientes do mercado, ou seja, gasta menos energia elétrica do que produtos semelhantes que não tenham o selo.
O Procel foi criado em 1985 pelo governo federal. Somente entre 2000 e 2003, a economia de energia elétrica foi de 8,4 milhões de KWh. Essa economia evitou investimentos em geração, transmissão e distribuição de R$ 6 bilhões, dinheiro suficiente para construir aproximadamente 6.000 escolas com 2.000 vagas cada uma.
Além do selo Procel, você pode procurar pela etiqueta de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. A etiqueta, exibida em vários eletrodomésticos como geladeiras, freezers, chuveiros ou máquinas de lavar roupas, mostra qual o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética, que vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
- Dicas do Instituto Akatu -

EcoBlog comemorando 500 visitas recebidas!
Nós comemoramos e queremos agradecer presenteando você, que cuida do Planeta, com esse selinho:
Bom final de semana!

5 comentários:

Aliny disse...

Tetê a nossa secadora pifou faz tempo...minha mae qdo fez doação p casa andre luiz ela foi tb...eh assim no calor minha mae lava tds os cobertores secam rapidim e ela guarda.. qdo chega o inverno estao tds limpinhos..sendo q eh sempre colocado no varal p tomar sol qdo nao tem roupa no varal..e travesseiros fica no sol tb...somos alergico e os acaros nos atacam
:( nunca vih esse bixinho + dever ser feinho pakssss..ecaaaaa...ihhh nao sei pq toh falando isso aki :P + vamos ao texto sem borracha p apagar :)como sempre um texto com mts diks de economias neh..vlw por compartilhar.....brigaduuuuuuuuu...otimo findi....Bjinhux

Aliny disse...

amanha levo o selinho se euzinha eskecer vc puxa a minha orelha ...

Luisa disse...

Selo muito bonito.

Parabéns pelas 500 visitas. Já fez alguma coisa pelo ambiente.

Beijinho

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha.