sábado, 6 de fevereiro de 2010

Consumo consciente - lavando a louça

Não faça como na imagem acima... use uma bacia para lavar a louça.
Ao lavar louça durante 15 minutos com a torneira aberta em um apartamento, onde a pressão da água é maior do que em uma casa, você gasta 240 litros de água. Mas se usar uma bacia cheia d’água, ou a própria pia, para ensaboar a louça e abrir a torneira somente para o enxágüe, pode reduzir esse tempo para 5 minutos e economizar 160 litros.
Se sua família lava louça três vezes por dia, a economia diária chegará a 480 litros. Se apenas cinco famílias adotarem esse método por vinte anos, a água poupada chega a 17,5 milhões de litros, o que dá para matar a sede de quase 9 milhões de pessoas em um dia.

Um meio de economizar ainda mais é encher duas bacias de água, ensaboando a louça com a água de uma bacia e enxagüando tudo na outra. Dessa maneira, você usará apenas 20 litros, e sua economia diária será de 660 litros. Assim, apenas nessa atividade, você poupa a água que três pessoas precisam usar em um dia, o que faz muita diferença em cidades onde há falta de água. Se 1 milhão de famílias fizerem o mesmo, a água economizada apenas na lavagem de louça será suficiente para abastecer 3 milhões de pessoas.
- dica do Instituto Akatu - pelo consumo consciente -

Bom final de semana!

4 comentários:

Luisa disse...

Olá Tetê,

Por vezes precisamos que nos digam, aquilo que é muito simples. Sem dúvida que este post é um útil ensinamento.

Abraço

Luisa

Aliny disse...

eita aqui em casa lava louça toda h pq se tem um copo na pia...minha mae xinga..o q + suja sao copos pq com esse calor ja viu.. eh suco..refri..agua..+ lendo seu post vou avisar minha mae q nao pode ficar lavando copo ..espero nao cair no miudinho :p Bjinhux

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!