sábado, 23 de janeiro de 2010

Consumo consciente - usar a vassoura ...

Sabe aquele velho hábito que muita gente ainda mantém: varrer a calçada com água e não com a vassoura? Pois é, se esse é o seu caso, que tal fazer uma conta rápida?

Cada vez que a mangueira fica ligada por 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Isto significa que, se você lavar a calçada uma vez por semana, mais de 14 mil litros de água vão para o bueiro da rua - por ano. Em 20 anos, esse gasto sobe para mais de 290 mil litros. Quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias de água - para beber - de cento e quarenta e cinco mil pessoas.

Só lembrando: o desperdício de água não impacta apenas o seu bolso. Quanto mais água tratada for para o ralo, mais o Governo terá que investir em novas estações de tratamento. Um dinheiro que, convenhamos, seria melhor empregado em educação e saúde.
E olha, para manter a calçada limpa, é suficiente varrê-la. Se for o caso dá para combinar a técnica do pano umedecido com um enxágüe rápido. E aqui é possível usar um balde com água já utilizada na lavagem de roupa, por exemplo.
- dica do Instituto Akatu - pelo consumo consciente -

Bom final de semana!

5 comentários:

Aliny disse...

Tetê aqui no predio q moro antes lavava os corredores td semana com agua...agora lava uma x por mes ou de 15 em 15 dias nao toh mt certa.. e td semana passa pano com produtos tipo cloro e sei la + o q para economizar na agua..no interior onde mora minha bisa o pessoal lava calçada e quintal com mangueira..isso eh qto + chic for a casa + se gasta agua...pq soh quem tem din din coloca piso no quintal neh..mt util seu post.. Bjinhux

Ane disse...

Dar uma vontade grande de dizer isso sempre que vejo alguém desperdiçando água,da próxima vez vou dizer.Bjos ecológicos!

Luisa disse...

Tetê,

Seu blog, é altamente educativo. Parabéns!

Gostei das palavras que me deixou no meu blogue. Obrigada, por isso.

Abraço

Luisa

Letícia Leal disse...

Eu varro com vassour!
(E lavo com água, claro. Mas isso não é todo dia. rsrsrs)
Nossa. Depois de ler seu post acho que posso me orgulhar desse meu pequeno bom hábito.
Fiquei longe um tempo, né?!
Volteeei, Tetê. rsrsrs
E seus blogs... Continuam lindos!!!
Bjs

MARY disse...

Querida Tetê!
Meu marido é o "rei" da economia de água!!!
Fica indignado qdo vê alguém varrendo calçada com água e não com a vassoura!!!
Muitas pessoas não tem consciência que devemos economizar,pra ajudar nosso planeta e nossa vida tb!
Ótima Semaninha!
Beijinhos,
MARY.