sábado, 12 de dezembro de 2009

Peixes sensíveis a inseticidas

Estudo aponta que o uso de agrotóxico em cultivos agrícolas põe em risco espécies de peixes do Sul do Brasil, Uruguai e Paraguai.

'Corydoras paleatus' (cascudinho). (Foto: JohnInFlorida51 - Flickr).

Os impactos ambientais causados por inseticidas muito utilizados em cultivos agrícolas no Brasil (Sevin, Folisuper 600 e Decis) costumam passar despercebidos pelo fato de os compostos químicos desses produtos serem muito voláteis e não serem detectados por análises químicas da água.
Mas estudo feito pela bióloga Izonete Guiloski durante a elaboração de sua dissertação de mestrado, defendida no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná, mostrou os danos causados por esses agrotóxicos em duas espécies de peixes nativos do Sul do Brasil, Uruguai e Paraguai: Corydoras paleatus, conhecido como cascudinho, e Hipostomus commersoni, o cascudo.

Esses peixes são muito resistentes e quando eles se tornam frágeis é porque o ambiente em que vivem está extremamente contaminado”, conta Guiloski.

Experimentos in vivo com tecidos do cascudinho revelaram inibição da enzima acetilcolinesterase do cérebro e que a espécie, muito sensível aos compostos Folisuper 600 e Sevin, pode sofrer alterações em sua função motora. Já testes in vitro em células hepáticas do cascudo indicaram que o Folisuper 600 induz a atividade da enzima catalase, responsável pela defesa antioxidante dos peixes.
Quando há uma mortandade de peixes, é comum que se aponte a falta de oxigênio na água como causa do problema. “Mas o desequilíbrio pode ter sido provocado por pesticidas”, alerta a bióloga. Os resultados de seu trabalho foram enviados ao Instituto Ambiental do Paraná e deverão constar de um banco de dados a ser utilizado na elaboração da nova legislação ambiental do estado.
- Juliana Blume - Especial para a Ciência Hoje / PR -

Bom final de semana!

2 comentários:

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!