sábado, 5 de dezembro de 2009

Consumo Consciente - Os três R JÁ

Reduzir, Reutilizar, ReciclarTirar do lixo materiais que podem ser reciclados traz benefícios à sociedade e ao meio ambiente.

A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Se esse lixo fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de 16.400 deles ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de 1 tonelada de petróleo.

A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros. Outro ganho para a sociedade acontece quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores, que têm ali um trabalho mais digno do que vasculhar recicláveis pelas ruas ou em lixões.
- do site akatu.org.br -
Bom final de semana!

6 comentários:

Aliny disse...

Aqui no predio onde moro tem q separar o lixo..qdo eh reciclavel entregamos p o zelador e ele coloca no seu devido lugar..e tem um homem q passa toda noite p recolher..semana passada na escola quem levasse + latinhas e garrafas de plasticos ganhava 1 ponto na nota :P eu pedi p o zelador guardar p mim...aeeeee tive q pedir p meu tio me ajudar levar ... vlw pq eles encaminham p reciclagem e ganhei um pontinho tb na notinha de ciencias :) otimo fds...Bjinhux...miguinha vou deixar o endereço do meu bauzinho aki tah..tem o link no menina virtude tb... http://www.bauzinhodealiny.blogger.com.br/

7e7ei@ disse...

Consegui minha bolsa para o mestrado na Espanha e terei que me ausentar dos meus blogs! Estou na correria de documentos, conseguir acomodação, burocracia. Depois que estiver acomodada e adaptada lá, tentarei atualizar de vez em quando... Quando puder eu apareço! Beijos e obrigada por tudo!

Zéza disse...

Tetê... estou indo passar o Natal e o verão com meus familiares no nordeste. Não fique preocupada com meu sumiço! Deixo um cartão de Natal no post de hoje! Vou trazer bolo de rolo prá você, tá? Beijos azuis e até a volta! Zéza

Ane disse...

Reciclar é tudo de bom!Só temos que acostumar as pessoas pra que colaborem,né?
Tô dentro!Bjos!

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!