sábado, 28 de novembro de 2009

O mundo vai acabar!

Há muito tempo circulam informações – muito antes do advento da internet – sobre uma data específica para o fim do mundo. As profecias de Nostradamus, que muito foram lembradas na virada do século passado, também faziam previsões de que no ano de 1999 uma grande guerra poderia destruir a humanidade. Histórias sobre a destruição do mundo povoam os filmes e o imaginário popular. Atualmente, com a estreia do filme 2012, esse tema voltou à tona. Nesse filme, o fim do mundo aconteceria no dia 21 de dezembro de 2012, em concordância com o fato de o calendário maia terminar nesse dia. Eventos ocorridos no Sol levariam a grandes catástrofes naturais e provocariam a inundação e a destruição de grandes cidades, inclusive o Rio de Janeiro. Embora ainda não tenha assistido ao filme – apenas li algumas sinopses –, gostaria de fazer alguns comentários sobre um possível fim do mundo, já que há uma grande propaganda em torno de 2012.

De fato, em determinado momento, a Terra deixará de existir. Como se sabe, o nosso sistema solar foi formado há cerca de 4,6 bilhões de anos. Juntamente com os planetas e outros corpos celestes, formou-se o Sol. Um dia o Sol começará a encolher e esfriar. Ocorrerá um aumento da pressão e da temperatura no interior do Sol. Quando a temperatura atingir um valor da ordem de 20 milhões de graus centígrados, os núcleos de hélio começarão a se fundir, o que provocará a formação de núcleos de átomos de carbono. Quando isso acontecer, o Sol irá se expandir e se transformar em uma estrela gigante vermelha. Essas estrelas são assim chamadas porque aumentam muito em tamanho e a sua parte mais externa esfria em relação à parte central, o que lhe confere a cor vermelha.
No dia em que esse evento ocorrer, com certeza, o nosso mundo terá chegado ao fim. Contudo, isso certamente não ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2012. O nosso Sol é uma estrela muito estável e ainda levará cerca de 5 bilhões de anos para que ela chegue ao estágio de se transformar em uma gigante vermelha.

Muito antes disso, porém, existe a possibilidade de colisão da Terra com um grande asteroide ou cometa. Nesse caso, estamos falando de uma escala de tempo muito menor do que bilhões de anos. Há fortes evidências, por exemplo, de que um grande corpo colidiu com a Terra há cerca de 65 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros. Mas, é mais fácil a humanidade deixar de existir por causa de um evento que ela mesma produziu do que por um fenômeno astronômico sobre o qual não temos qualquer controle. Mesmo as explosões de outras estrelas próximas, que também poderiam levar à extinção da vida na Terra, têm probabilidade muito menor de acontecer do que um delírio de uma guerra nuclear. E a humanidade está ameaçada ainda pelos efeitos do aquecimento global, que poderão modificar de forma drástica o meio ambiente.

Apesar de serem mais prováveis, esses eventos podem ser mais facilmente evitados, já que estão sob o nosso controle. Basta apenas termos a devida consciência.
- Adilson de Oliveira - Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos -

O texto original é grande e muito interessante. Precisei editá-lo, mas para quem se interessar é só clicar e entrar. Vale a pena ler!
Z
Bom final de semana!

5 comentários:

Aliny disse...

Nao querendo ser pessimista + acredito q sera pelo aquecimento globol e guerra nuclear:(

Aliny disse...

ops..sem guerra nuclear;;;estudei d+ historia p prova q toh com guerra fria..nuclear etc na cabeça...afff..pirei ;p

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Com certeza, o ser humano vai acabar com o Planeta, mas antes disso Cristo virá e levará os seus! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Letícia Leal disse...

Oi, Tê! Como vai?
Esse assunto é, sim, muito interessante. Lidei com ele há pouco tempo no colégio
(antes de entrar de férias). Particularmente, não acho que alguém possa prever de forma tão acertada o fim dos tempos. rsrs
Ahh, tem um selinho lá no blog pra vc!
Bjss
inté! ;D

Ane disse...

Eu vi o filme,falei lá no blog,é impressionante,mas o que causou a tragédia toda no filme foi uma explosão do sol que provocou uma grande reação no núcleo da terra e por aí vai...
Acredito ser mais provável uma colisão de um asteróide que isso,mas quem pode ter certeza?