sábado, 7 de novembro de 2009

Gigante na Amazônia

Uma torre de 320 metros – a mesma altura da torre Eiffel, em Paris (França) – será construída no meio da Amazônia. A estrutura terá sensores para monitorar as trocas de calor, água e gás carbônico entre a floresta e a atmosfera e fatores como velocidade do vento e umidade, o que ajudará os cientistas a entender o papel desse bioma no cenário das mudanças climáticas.

O projeto, batizado de Observatório Amazônico da Torre Alta (Atto), está vinculado ao Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia, em andamento desde 1998, em parceria com o Instituto Max Planck, na Alemanha.

Além da torre de 300 metros, estão previstas a construção de laboratórios, alojamentos e quatro torres menores auxiliares próximas à principal. O custo total está estimado em 8,4 milhões de euros, a serem divididos entre instituições e governos do Brasil e da Alemanha, país parceiro nessa empreitada.

O modelo da torre será baseado em um similar em funcionamento na Sibéria. O local escolhido para sua instalação é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, a cerca de 150 quilômetros de Manaus. A previsão é que a torre Atto entre em funcionamento no final de 2010. O projeto foi concebido para ter longa duração e deve fornecer dados durante 20 ou 30 anos.

A torre Atto deve se juntar às outras 12 torres – a maior dela com 65 metros de altura – instaladas em diferentes pontos da Amazônia. Essas estruturas já abrigam hoje sensores para medir as trocas de água, calor e gás carbônico entre a biosfera e a atmosfera e permitiram elucidar várias questões em relação ao balanço global de carbono na floresta.
- Mariana Ferraz - Ciência Hoje / RJ -
Z
Bom final de semana!

10 comentários:

Aliny disse...

Sobre as torres ja tinha +/- uma ideia tive uma aula parecido com seu texto..legal neh
Adorei seu post..otimo fds..Bjinhux

NADJA disse...

OIE VIDINHA COMO SEMPRE FALO ..BLOGGER É CULTURA..MENINA QUE LEGAL ESSA TORREEM...CARAMBA QUE VENHA MESMO APRA MELHORAR Ñ É????
OTIMO FDS ..AQUI UM CALORZÃO GOSTOSO DURANTE O DIA ..A NOITE UMA DELICIA VENTINHO GOSTOZINHO!!BEIJOKINHAS SABOR DE SORVETE DE FLOCOS KKKKKK

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

7e7ei@ disse...

Tetê: obrigada por seu carinho e atenção!Por aqui sempre encontro um post interessante! Já atualizei o meu cantinho angélico. Te espero! Beijos e uma semana abençoada!

Lecca disse...

Que legal ler um blog coisas importantes, parabêns e obrigada por nos dar estas informçãoes, :)
Uma boa semana para vc e familia.

Nilza disse...

Tetê... não conhecia esse seu blog! Que beleza, minha amiga!!! Não vou mais sair daqui! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Ane disse...

Muito importante este projeto,gostei!E como é alta!Bjos ecológicos!

Anjinho de Deus disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Obrigada por sua visita! Estou comemorando 1000 visitas recebidas! Tem selinho! Atualizei agorinha!